Nos bastidores, a Honda está agindo para contratar Pedro Acosta. A fabricante japonesa, com tendência ascendente nas últimas corridas, teria feito uma oferta irresistível para o jovem piloto liderar sua equipe.
Desde que chegou à MotoGP no ano passado, Acosta é apontado como o piloto mais talentoso desde Marc Márquez. O espanhol, porém está sofrendo com a baixa competitividade da KTM, a fabricante que bancou a sua carreira internacional e que atravessa problemas financeiros.
Seu contrato com os austríacos vai até o fim de 2026, Mas segundo fontes espanholas, Acosta está ávido por uma moto mais competitiva. Do seu lado, a Honda não está medindo esforços para voltar às primeiras posições e os últimos resultados foram encorajadores.
Agora, o diário alemão Speedweek soube de fontes bem informadas que a Honda fez uma oferta irresistível à Acosta: três anos de contrato e um total de 30 milhões de euros, uma quantia de tirar o fôlego para o jovem de 20 anos.
O contrato de Luca Marini com a equipe de fábrica da Honda expira no final deste ano. O italiano mostrou uma melhora significativa no desempenho em 2025, mas não parece ser a primeira escolha para levar a marca da asa de volta ao topo.
O problema seria o contrato vigente de Acosta com a KTM. Mas essa não seria a primeira vez que um piloto sairia de um acordo existente por motivos de planejamento de carreira. O exemplo mais recente é o de Marc Márquez, que rescindiu o contrato com a própria Honda por falta de competitividade.
Passados dois anos, a situação da Honda parece outra. Johann Zarco colocou a RC213V de novo na primeira fila no GP da Argentina e no GP do Catar, o francês perdeu o pódio por pouco, encerrando a corrida apenas 6s6 atrás do vencedor.
Mas Acosta só deve aceitar a oferta se tiver garantias de bom desempenho. Fiel à KTM, o espanhol já disse que só deixaria a marca austríaca por uma moto vencedora. Seguir atrás, mesmo por muito dinheiro, não corresponde à sua visão, conforme ele mesmo já disse.