O dia foi de anúncios surpreendentes nos bastidores da MotoGP, que corre no Japão nesse fim de semana. Romano Albesiano, diretor técnico da Aprilia, vai trabalhar na Honda em 2025. Para o seu lugar, a marca italiana contratou Fabiano Sterlacchini, da KTM.
Albesiano está no projeto da Aprilia desde o seu início, em 2015, e é considerado um dos pilares da evolução da motocicleta italiana, atualmente a única a conseguir ter vencido a Ducati na temporada 2024 de MotoGP. A proeza aconteceu no GP dos Estados Unidos, em abril.
Do lado da Honda, a contratação da Albesiano é um reconhecimento de que o Japão aceitou que na situação atual é melhor adquirir tecnologia do que desenvolvê-la internamente. É raro na marca da asa a contratação de alguém de fora para gerenciar a área técnica.
Para a Aprilia é mais uma perda significativa. Eles já não terão em 2025 os pilotos Maverick Viñales e Aleix Espargaró, que vai virar piloto de testes da Honda. Irão acompanhá-lo os respectivos mecânicos-chefe, Antonio Jimenez e Manuel Cazeaux.
O diretor da Aprilia, Massimo Rivola terá que usar toda a sua experiência para reorganizar o projeto e uma resposta já foi dada ainda hoje: Fabiano Sterlacchini, que vinha trabalhando na KTM, se tornará a nova espinha dorsal do projeto da Aprilia.
Mesmo a KTM anunciou importantes mudanças nos últimos dias. Responsabilizado pelo mau desempenho da moto, o badalado diretor técnico Francesco Guidotti já deixou a marca após apenas dois anos e será substituído por Aki Ajo, com uma longa história junto à marca austríaca.