O que já era evidente há algum tempo foi confirmado hoje (1): Johann Zarco e Luca Marini permanecerão pilotos oficiais da Honda em 2026. Dessa forma, apenas uma única vaga está indefinida na MotoGP para o próximo ano.
Zarco provou ser de grande valor para a Honda em diversas frentes. De longe o piloto de RC213V mais bem-sucedido nos últimos dois anos, o francês devolveu a dignidade à fabricante japonesa vencendo de forma retumbante o GP da França desse ano debaixo de chuva.
Aos 35 anos, tendo na bagagem experiências com Yamaha, KTM e Ducati, Zarco é tudo o que a Honda precisa nesse momento de reconstrução – e que vai continuar até pelo menos 2027, quando as motocicletas passarão a ter motores de 850 cm³ e muitas outras alterações.
“Trabalhar com Johann é simplesmente excepcional; seu profissionalismo é impecável dentro e fora das pistas”, disse Lucio Cecchinello, dono da LCR Racing. “Estamos muito satisfeitos que a HRC tenha depositado sua confiança nele novamente pelos próximos dois anos e estamos confiantes de que sua contribuição para o desenvolvimento da RCV em 2026 e 2027 será crucial para o nosso objetivo de levar a Honda de volta ao topo.”
Do outro lado da garagem, a equipe de fábrica da Honda também oficializou hoje a renovação do contrato de Luca Marini, o que já era dado como certo desde o GP da Áustria. Assim como Zarco, a abordagem analítica do italiano foi crucial para estender o vínculo com a marca.
“Estamos muito satisfeitos por trabalhar com Luca por mais um ano. Ele tem demonstrado consistentemente um alto nível de profissionalismo e dedicação”, enfatizou Taichi Honda, Diretor Geral da HRC. “Luca conquistou a reputação de piloto analítico e colaborador incrivelmente dedicado, o que o torna um recurso valioso para qualquer projeto de MotoGP. O feedback de Luca é claro e preciso e tem sido muito útil para os engenheiros no desenvolvimento ao longo da última temporada e meia.”
Dessa forma, praticamente todo o grid de 2025 será mantido para 2026, algo bastante incomum. A única vaga que deve ser mudada é a de Somkiat Chantra, piloto tailandês que vem se mostrando muito lento para o ritmo da MotoGP. Um dos candidatos mais fortes para ocupá-la é Diogo Moreira.