A Honda apresentou hoje (1ª) em Jacarta, na Indonésia, a sua equipe de fábrica para a temporada 2025 de MotoGP. Pela primeira vez em 30 anos, as motocicletas japonesas são vistas sem as cores da Repsol, substituída pela Castrol.
As cores vermelho, azul e branco da HRC agora são dominantes, enquanto que a Castrol aparece com destaque na carenagem inferior das motos. Para o presidente da HRC, Koji Watanabe, o clima na equipe é de um novo começo e de reverência à Castrol, uma antiga parceira.
“Em nome da Honda HRC, gostaria de dar as boas-vindas à Castrol no projeto MotoGP. A HRC e a Castrol compartilham a mesma visão, motivação e foco em tecnologia e no futuro. Tivemos grande sucesso com eles no passado e também em outras categorias, então foi uma combinação natural”, disse Watanabe.
“Todos estão trabalhando duro para trazer sucesso ao Campeonato Mundial de MotoGP em 2025, devemos continuar focados e trilhar diligentemente o caminho à nossa frente. Com Joan Mir e Luca Marini, temos dois pilotos fortes e talentosos para nos ajudar a avançar nesta jornada. As corridas estão no cerne da Honda, e tenho certeza de que alcançaremos mais sucesso nesta temporada.”
Os pilotos da equipe seguem os mesmos. Joan Mir, campeão em 2020 com a Suzuki, espera finalmente voltar a frequentar os primeiros lugares, o que não há acontece há um bom tempo. Ao seu lado, o metódico Luca Marini é praticamente um piloto de testes titular.
“Entramos nesta nova temporada com objetivos claros, enquanto continuamos a trabalhar para melhorar a moto, a equipe e nós mesmos. Será um início de ano intenso, direto para dois testes após o inverno, mas isso nos permitirá voltar ao ritmo rapidamente. Estou ansioso para ver no que nossos engenheiros e nossos novos parceiros na Castrol têm trabalhado durante o inverno”, disse Mir.
“Aprendemos muito com a temporada de 2024, conseguimos terminá-la de uma maneira melhor e continuar melhorando é mais uma vez o objetivo para esta temporada de 2025. Sei o quanto todos neste projeto estão trabalhando duro e estou determinado a continuar dando o meu máximo na pista para ajudar. Já no ano passado vimos progresso sendo feito e tenho certeza de que faremos o mesmo novamente este ano com essas belas cores”, comentou Marini.
A Honda foi a pior equipe classificada no campeonato de 2024 e por isso eles ganharam direito à ter concessões especiais, como testes ilimitados. Por isso, eles já devem entrar em ação nos testes de Sepang que estão acontecendo na vizinha Malásia, com os pilotos de teste Takaaki Nakagami e Aleix Espargaró.