A Repsol Honda apresentou hoje (8) a sua equipe para temporada 2022 de MotoGP. Com Marc Márquez ativo desde o início e Pol Espargaró mais adaptado, eles esperam brigar novamente pelo título.
A apresentação acontece quando os pilotos já estão na Indonésia, palco do próximo teste coletivo. O evento transmitido online, no entanto, foi gravado previamente. A pintura permaneceu praticamente a mesma, apenas com algumas adaptações à nova RC213V, de design bem diferente.
Contra todas as expectativas, Márquez conseguiu participar dos Testes de Sepang, no último final de semana, algo que parecia impossível há um mês. O espanhol, que entra para sua 10º temporada na MotoGP, gostou da nova moto e anotou a oitava melhor volta, mas confessou que ainda sente dores no braço direito fraturado.
“Vou tentar lutar pelo título. No ano passado, estávamos em uma situação muito especial e também estávamos em uma posição especial durante as férias de inverno“, disse Márquez. “Mas felizmente os médicos puderam me ajudar a estar presente no primeiro teste. Foi uma boa surpresa porque ninguém sabia o que ia acontecer. Segui o conselho do médico e no final tudo correu perfeitamente. Nesse sentido, o objetivo é trabalhar muito antes da temporada e depois lutar pelo título durante o campeonato.“
Depois do difícil ano de adaptação em 2021, Pol Espargaró espera dar um passo a frente em 2022 e permanecer na equipe. O espanhol, que conquistou apenas um pódio na última temporada e a 12º posição no Mundial, espera estar mais frequentemente entre os primeiros e, quem sabe, vencer.
“Espero e penso que a nova moto se adeque ao meu estilo de pilotagem porque se baseia na aderência da roda traseira e é disso que trata a nova moto. A Honda fez um bom trabalho e sinto que temos uma boa posição inicial“, disse Espargaró. “Certamente continuaremos a melhorar o pacote geral à medida que o ano avança. Mas acho que vamos lutar por bons resultados no Qatar, esse é o nosso objetivo.“
Criticada por todos os seus pilotos, a moto foi bastante revista para 2022. A nova Honda RC213V recebeu uma nova carenagem, completamente diferente da anterior, e também nas partes mecânicas, como um novo braço oscilante e um sistema holeshot (de largada) aprimorado.
“Todos na equipe estavam cientes dos pontos fortes e fracos da moto, por isso tínhamos uma ideia clara do que queríamos melhorar e achamos que estamos no caminho certo. Conseguimos fazer algum progresso no teste de Misano do ano passado, o que confirmamos durante o teste de inverno em Jerez em novembro“, disse o diretor da equipe, Alberto Puig. “Os últimos dois anos não foram fáceis, mas a vida é superar desafios e, apesar de termos alguns problemas reais, conseguimos continuar como equipe“, acrescentou.
O próximo teste acontece no circuito recém inaugurado de Mandalika, na paradisíaca Ilha de Lombok, na Indonésia. Com 17 curvas e apenas uma reta longa, a dos boxes, o autódromo é um mistério para todos, que vão começar a conhecer a pista na próxima sexta-feira (11).