A Honda Racing Corporation (HRC) anunciou hoje (13) a contratação de Pol Espargaró para as temporadas de 2021 e 2022 da MotoGP. O espanhol da KTM tentará enfrentar o octacampeão Marc Márquez com o mesmo equipamento.
A contratação já era dada como certa há semanas graças às declarações dos envolvidos e aos movimentos entre as equipes. A KTM, por exemplo, havia revelado a sua formação para 2021 sem o líder Espargaró, um claro indício da contratação pela Honda.
“A Honda Racing Corporation tem o prazer de anunciar a assinatura de Pol Espargaró“, disseram em um comunicado. “O ex-campeão mundial de Moto2 se juntará à Repsol Honda Team em um contrato de dois anos. Ele se juntará ao oito vezes o campeão mundial Marc Marquez com a RC213V. Espargaró é um dos pilotos mais experientes do grid, tendo competido no Campeonato Mundial desde 2006 e com 104 GPs disputados na categoria rainha“.
Pol Espargaró foi campeão da Moto2 em 2013 com a equipe de Sito Pons, em uma disputa com o britânico Scott Redding. Em 2014 chegou à MotoGP pela Tech3 Yamaha, onde permaneceu por três temporadas. Em 2017 ingressou no time de fábrica da KTM, onde vem sendo muito elogiado pelo desenvolvimento da moto.
Isso significa que Álex Márquez está fora da Repsol-Honda antes mesmo de realizar a sua primeira corrida. O espanhol, que foi anunciado em novembro do ano passado como substituto de Jorge Lorenzo, terá apenas cinco meses, de julho a novembro para correr na equipe oficial ao lado de seu irmão.
Isso, no entanto, não significa que Álex Márquez ficará a pé em 2021. O piloto de 24 anos provavelmente já tem lugar garantido na LCR, equipe satélite da Honda na vaga hoje ocupada por Cal Crutchlow. O britânico ostenta uma RC213V praticamente idêntica ao time oficial.