Mesmo sem Marc Márquez, a Honda mostrou uma evolução notável nas últimas etapas da MotoGP. Isso aconteceu, porque a marca japonesa desenvolveu a moto com o conselho dos outros pilotos, o que não aconteceria com o octacampeão na pista, eles admitem.
O gerente técnico da Honda Racing Corporation (HRC), Takeo Yokoyama, disse em uma entrevista ao site The Race que houve uma mudança no pensamento da empresa que pode trazer grandes benefícios para os outros pilotos marca na próxima temporada.
“Quando a Honda tem um campeão tão incrível, a nossa filosofia é adaptar a moto cada vez mais a ele,” admitiu. “Isso é o que temos feito nos últimos sete anos – e então, de repente, essa filosofia acabou. Não estávamos perdidos, mas tivemos que refletir sobre o que estávamos fazendo, porque o estilo de pilotagem dos outros pilotos é diferente. Portanto, foi um bom momento para sentarmos com todos os engenheiros e pensar em quais áreas teríamos que trabalhar sem Marc“.
Depois de ocuparem apenas posições secundárias nas primeiras corridas do ano, os dois principais pilotos restantes da Honda, Takaaki Nakagami e Álex Márquez começaram a se aproximar do grupo da frente, a ponto de o espanhol finalizar o GP da França em segundo e de o japonês conquistar a pole position no GP de Teruel, em Aragão.
“Tivemos que tirar o máximo do que tínhamos: da moto, dos pneus, do alinhamento de pilotos. Foi um desafio, mas foi bastante revigorante“, reconhece. “Se eu imaginar que Marc não se machucasse no início da temporada, talvez a moto de hoje não seria a mesma. Seguimos o feedback dos pilotos disponíveis, Crutchlow, Nakagami e Alex Márquez e nunca pretendemos ir de uma maneira diferente do que Marc sugeria, mas provavelmente inconscientemente fizemos as coisas de uma maneira diferente“.
Yokoyama também garante que Marc Márquez não vai estranhar o estado das coisas quando voltar: “Eu não acho que ele vai voltar amanhã, pegar a motocicleta de Alex e dizer ‘esta não é minha moto’”, acredita. “Ele será mais rápido do que em Jerez, porque o que temos feito é o que a moto, os pneus, e o layout da pista exigem. A moto será menos agressiva? Provavelmente 50% sim, 50% não“, analisou.