Fausto Gresini, coproprietário da equipe que leva o seu nome em parceria com a Aprilia esfriou os rumores cada vez mais quentes de que Max Biaggi pilotaria uma MotoGP novamente nos testes de Sepang em fevereiro. O dirigente prefere que a função seja exercida pelo novato Lorenzo Savadori.
Biaggi, que foi duas vezes campeão pela Aprilia no Mundial de Superbike testou a nova RSV4X no circuito de Sepang, no último final de semana. A experiência foi tão agradável que o ex-piloto de 48 anos passou a ser cogitado como substituto de Andrea Iannone nos primeiros testes pré-temporada entre 7 e 9 de fevereiro.
“Seria muito bom ver Max na Aprilia, mas seria uma tarefa muito exigente para ele“, disse Gresini ao GPOne. “Sua velocidade e experiência são inquestionáveis, mas uma coisa é andar na pista para se divertir, como ele está fazendo, outra é enfrentar um teste tão importante em uma motocicleta nova“, ponderou. Vale lembrar que Biaggi ainda se recupera de um gravíssimo acidente de Supermoto em 2017.
A Aprilia irá testar em Sepang uma motocicleta completamente nova, com um novo chassi e um novo motor V4 de ângulo mais aberto a 90º e não mais de 72º como fazia até então. Gresini acha que a função deve ser feita por Lorenzo Savadori, italiano que tem uma longa associação com a Aprilia desde seus dias no Mundial de Superbike entre 2016 e 2018.
”Ele [Savadori] é um jovem piloto e quer se sair bem e se envolver. Ele tem experiência no WorldSBK e conhece todos os membros da equipe, portanto, apresentá-lo seria mais fácil para todos”, ressalta Gresini, que tinha sua própria equipe privada na MotoGP antes de associar-se com a Aprilia em 2015.
A Aprilia corre contra o tempo para achar o substituto de Andrea Iannone em 2020. O italiano está suspenso pela FIM devido a um teste antidoping positivo realizado no final do ano passado. Os favoritos para sua vaga são piloto de testes Bradley Smith, o checo Karel Abraham e o próprio Savadori.