Os organizadores do Grande Prêmio dos Estados Unidos de MotoGP anunciaram hoje (8) o cancelamento da edição 2020 do evento. Aparentemente, o recente aumento nos casos de Coronavírus no Texas obrigou a essa tomada de decisão.
Originalmente programado para 5 de abril, o GP dos Estados Unidos foi um dos primeiros a serem adiados por causa do Coronavírus, em 10 de março. No entanto, havia ainda a esperança de que a corrida pudesse acontecer no mês de novembro.
Uma publicação no Reddit sugere que os promotores enviaram e-mails àqueles que compraram ingressos. Estes foram transferidos para 2021, com a expectativa de que a MotoGP retorne à Austin entre 16 e 18 de abril.
A notícia do cancelamento do GP dos Estados Unidos ainda é extraoficial. Os organizadores do Circuit Of The Americas (COTA) confirmaram as notícias em seus canais oficiais de mídia social, mas a A FIM e a Dorna ainda não se pronunciaram.
O cancelamento norte-americano também significa o fim do GP da Argentina em 2020. Em entrevistas anteriores, o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta disse que a viagem para a América só é viável se as duas etapas topassem a realização das corridas.
Dessa forma, apenas os GPs da Malásia e Tailândia continuam abertos à uma eventual inclusão posterior no calendário. Entretanto, somente o segundo foi considerado “seguro” pela Comunidade Europeia, já que contabiliza 3.195 casos de Covid-19 e 58 mortes, de acordo com a OMS.