Os organizadores da MotoGP anunciaram hoje (10) o cancelamento definitivo do Grande Prêmio da Itália em 2020. Sediado em Mugello, o circuito fica em uma das regiões mais afetadas pelo Coronavírus no país.
A pista sediou seu primeiro evento em 1976 e tornou-se uma prova permanente no calendário em 1991. Isso significa que o cancelamento de 2020 é o primeiro em quase 30 anos que a pista da Toscana não sediará um Grande Prêmio.
“É com pesar que anunciamos o cancelamento de Mugello. Infelizmente, não conseguimos encontrar uma solução para os problemas logísticos e operacionais resultantes do calendário pandêmico e reorganizado para permitir visitar o local nesta temporada. É uma grande perda, pois Mugello é um dos circuitos mais bonitos do mundo e estamos muito orgulhosos de chamar a casa do Grande Prêmio da Itália“, disse Carmelo Ezpeleta.
“Apesar do esforço comunitário feito para encontrar uma solução prática, a impossibilidade de realizar um evento aberto aos espectadores, bem como as dificuldades que surgiram dessa situação excepcional, não nos permitiram encontrar uma nova data para o Grande Prêmio da Itália“, disse Paolo Poli, CEO do circuito de Mugello.
“Gostaria de agradecer a todos os nossos fãs que nos apoiaram e incentivaram durante esses meses e os convidamos de volta a Mugello em 2021 para o que será, como sempre, um dos eventos mais emblemáticos da temporada“, completou.
A Itália, no entanto, não deve ficar sem corridas em 2020. Os organizadores dão como certa a realização do Grande Prêmio de San Marino, no circuito Marco Simoncelli, em Misano, uma região menos afetada pelo Coronavírus. A rodada dupla deve acontecer nos fins de semana de 6 e 13 de setembro.