Carmelo Ezpeleta, chefe da Dorna, não se mostra preocupado com a falta de ultrapassagens observada na MotoGP nas últimas corridas. O dirigente acredita que isso decorre de as motos estarem mais equilibradas.
Nas últimas temporadas observou-se um declínio na quantidade de ultrapassagens, especialmente na última volta, algo que era até frequente pouco tempo atrás. Muitos creditam isso ao incremento da aerodinâmica, com a adesão de asas, o holeshot nas largadas e dispositivos de regulagem de altura da suspensão.
“Não estou entediado. O esporte é o esporte e as circunstâncias, as pessoas e a pressão significam que algumas corridas são divertidas e outras não“, disse Ezpeleta. “É engraçado porque há pessoas que reclamam que não apenas um piloto vence e outras que reclamam que o mesmo sempre vence. Isso não importa. Não podemos mudar nada.“
Na discussão sobre excessos aerodinâmicos e os vários dispositivos, Ezpeleta dá de ombros. “Não sei se eles [os dispositivos] dificultam ou não, mas essa é a nossa realidade. Estes padrões técnicos foram aprovados pelos fabricantes até 2026 e é isso. Eles só podem ser alterados se todos os fabricantes entrarem em acordo.“
Ezpeleta admite que o regulamento pode ser alterado se todos os fabricantes entrarem em acordo, mas acha isso pouco provável. “Alcançamos uma situação estável no campeonato, onde temos vários fabricantes a ponto de vencer, todos são competitivos e com um conjunto de regras estabelecidas devido a um acordo de todas as fábricas.“