Um dia depois do GP da Espanha, os pilotos de MotoGP permaneceram no circuito de Jerez para o primeiro teste coletivo com a temporada em andamento. E como era de se esperar, há uma Ducati na liderança, dessa vez com Fabio Di Giannantonio.
Maverick Vinales foi o primeiro piloto a entrar na pista, pouco depois das 10h. A Aprilia trouxe aos testes uma RS-GP bastante modificada. Uma nova seção traseira é perceptível na motocicleta. Um pouco mais tarde, Johann Zarco fez o mesmo com a sua Honda RC213V.
Os dois tiveram o percurso só para eles durante o primeiro quarto de hora. Foi só por volta das 11h30 que pilotos da Yamaha, KTM, Aprilia e Ducati particulares entraram na pista. As quatro Ducati GP24 permaneceram inicialmente em suas garagens.
Viñales estabeleceu os primeiros tempos de volta relevantes na casa de 1min37s. Depois, Marc Márquez (Gresini Ducati) marcou 1min36s. Para se ter uma ideia, a volta mais rápida do fim de semana, 1min36s025 foi estabelecida por Pecco Bagnaia na tarde de sexta-feira.
Após uma hora intensiva de testes, Brad Binder assumiu temporariamente a liderança. A KTM RC16 foi vista com um novo pacote aerodinâmico e mudanças na suspensão WP. Pol Espargaró está no lugar de Dani Pedrosa, conforme combinado anteriormente e deve fazer o próximo Wild Card.
Pouco antes do meio-dia, Bagnaia voltou para o topo com o tempo de 1min36s589. O bicampeão mundial e vencedor do Grand Prêmio ficou quase um segundo abaixo do tempo do fim de semana antes do sinal do almoço soar para uma pausa.
No recomeço, na parte da tarde, Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati) foi o mais rápido com 1min36s405, um tempo estabelecido às 14h e que ninguém conseguiu superar até às 18h, quando as atividades foram encerradas. Viñales ficou em segundo a 0,087.
Como de praxe, na sequência vieram outros três pilotos da Ducati: Franco Morbidelli, Pecco Bagnaia e Marc Marquez, seguidos pelo melhor piloto da KTM, Brad Binder. O primeiro em uma motocicleta japonesa foi Alex Rins (Yamaha) na 14ª posição.
Rins e Fabio Quartararo testaram sozinhos as novidades, novas molas para a suspensão e um novo pacote aerodinâmico para a M1. As carenagens laterais têm um corte completamente novo com novas entradas de ar. O piloto de testes, Cal Crutchlow, não deu às caras em Jerez.
Na Honda, uma nova RC213V testada por Stefan Bradl durante o fim de semana foi experimenta pelos outros pilotos. A HRC não comenta, mas a moto supostamente tem novos componentes de chassi e aerodinâmica. O melhor piloto foi Takaaki Nakagami em 16ª.
Testes de Jerez (29-04-2024)
1. Fabio Di Giannantonio (ITA), Ducati, 1:36.405 min
2. Maverick Vinales (ESP), Aprilia, +0,087 seg
3. Franco Morbidelli (ITA), Ducati, +0,122
4. Pecco Bagnaia (ITA), Ducati, +0,184
5. Marc Márquez (ESP), Ducati, +0,232
6. Brad Binder (ZA), KTM, +0,234
7. Aleix Espargaró (ESP), Aprilia, +0,339
8. Alex Márquez (ESP), Ducati, +0,371
9. Enea Bastianini (ITA), Ducati, +0,387
10. Jorge Martín (ESP), Ducati, +0,488
11. Pedro Acosta (ESP), KTM, +0,488
12. Raul Fernández (ESP), Aprilia, +0,500
13. Marco Bezzecchi (ITA), Ducati, +0,515
14. Alex Rins (ESP), Yamaha, +0,619
15. Miguel Oliveira (POR), Aprilia, +0,658
16. Takaaki Nakagami (JAP), Honda, +0,921
17. Jack Miller (AUS), KTM, +0,950
18. Fabio Quartararo (FRA), Yamaha, +1,033
19. Pol Espargaró, (ESP), KTM, +1,116
20. Johann Zarco (FRA), Honda, +1,251
21. Joan Mir (ESP), Honda, +1.379
22. Augusto Fernández (ESP), KTM, +1.445
23. Luca Marini (ITA), Honda, +1.748
24. Lorenzo Savadori (ITA), Aprilia, +2.437