Os próximos dias serão decisivos para alguns pilotos de MotoGP, como Johann Zarco e Franco Morbidelli. Mas o destino deles basicamente está mão de Marco Bezzecchi e da Ducati. Entenda o esquema aqui.
Na semana passada foi oficializada o que todo mundo já dava como certa: a saída de Franco Morbidelli da Yamaha ao final do ano. Mas o italiano filho de mãe brasileira ainda tem fortes vínculos com a academia de pilotos de Valentino Rossi e foi o seu primeiro campeão mundial, em 2017.
Morbidelli, portanto, tem as costas quentes para permanecer na MotoGP em 2024. Mas onde? Dada as circunstâncias, a equipe Mooney VR46 seria o passo lógico. Mas seus pilotos, Luca Marini e Marco Bezzecchi tem um contrato com a Ducati para 2024 e não devem sair.
Só que Bezzecchi está indo bem demais nessa temporada. O italiano já tem três vitórias (duas em Sprint Races), ocupa a terceira posição no campeonato mesmo pilotando uma Ducati GP22 e disse que quer uma moto “do ano” em 2024, o que não será possível na VR46.
Mesmo com oito motos no grid, a Ducati tem uma “escala de preferência” na Categoria Rainha. Depois da equipe oficial, é a Pramac Racing quem tem a prioridade de maquinário atualizado. Depois vem a VR46 e a Gresini Racing, que normalmente contam com motos do ano anterior.
“Só podemos equipar quatro pilotos com máquinas atuais de fábrica. Construir mais motos como esta é muito complicado. Fizemos isso para 2022 e não deu certo. Naquela época, Luca Marini conseguiu uma quinta Ducati de fábrica“, revelou o diretor da Ducati Corse, Paolo Ciabatti ao speedweek.
“Marco, portanto, terá que mudar para a Pramac se quiser ter uma GP24. Mas se ele preferir ficar com sua equipe VR46, faremos de tudo para colocá-lo nos boxes com a melhor moto de 2023 possível. Mas não podemos equipar um quinto piloto de fábrica“, frisou Ciabatti.
Eis as duas possibilidades para 2024: Bezzecchi vai para a Pramac no lugar de Zarco que iria para LCR e Morbidelli ocupa sua vaga na VR46. Opção 2: nada muda, Bezzecchi fica na VR46, assim como Zarco na Pramac, enquanto Morbidelli seria realocado na Gresini. Ciabatti, recentemente elogiou ambos os pilotos, dando a entender que não vai simplesmente deixá-los na mão.
“Johann também é um piloto muito bom e rápido. Você viu isso novamente na corrida em Silverstone. Este é um desempenho notável. Falta apenas uma pequena faísca para ele vencer“, disse. “O problema é que temos Bagnaia e Bastianini, além de Martin e Bezzecchi, que conquistaram vitórias em 2022 e 2023.“
“Acho que Franco Morbidelli está em um momento difícil, mas tem um grande talento”, disse Ciabatti ao site da MotoGP. “Gostaríamos de ver Morbidelli em uma Ducati no próximo ano. Vamos ver o que acontece nas próximas semanas”, completou.
A verdade é que a Ducati também não quer perder Bezzecchi o que pode acontecer se ficar na VR46. É que a equipe VR46 pode mudar para o maquinário Yamaha ao término de seu atual contrato com a Ducati no fim de 2024.
E quando será tomada a decisão? “Entre agora e o GP da Áustria“, garantiu Ciabatti. Também é durante o Grande Prêmio austríaco que a KTM costuma tomar suas decisões para o próximo ano, já que toda a cúpula da marca está presente no evento.