Aleix Espargaró e Maverick Viñales fizeram os melhores tempos no treino que decide as entradas para o Q2 do Grande Prêmio da Indonésia hoje (13). Pecco Bagnaia ficou para trás e terá que passar pelo Q1.
O treino aconteceu com pista seca no circuito de Mandalika, que recebeu uma nova camada de asfalto para corrigir os problemas vistos na etapa inaugural, no ano passado. A Aprilia liderou a tabela de tempos desde o início com Espargaró estabelecendo 1min31s347 seguido de Viñales e Martin (Pramac).
Nas fases iniciais da sessão, Augusto Fernández (GasGas) e Binder (KTM) caíram ao mesmo tempo na curva 11. Depois de um quarto de hora, Jack Miller (KTM) saiu da pista no mesmo ponto para evitar Enea Bastianini (Ducati), que dirigia lentamente com a mão levantada.
Líder do campeonato, Pecco Bagnaia (Ducati), mostrava os tempos mais rápidos do setor, mas não conseguia transformar isso em voltas rápidas insistentemente mantendo-se na 10ª posição. Quando chegou o último quarto de hora, Espargaró colocou pneus macios e foi à caça de tempos.
Mostrando a Aprilia muito bem no circuito indonésio, Espargaró baixou o tempo para 1min31s088 e melhorou ainda mais na volta seguinte, antes de cair na curva 10 sem maiores consequências. Cinco dias após sua operação na clavícula, Bezzecchi foi para a ponta mostrando estar realmente recuperado.
Viñales voltou para a pista e conseguiu marcar 1:30.644, primeiro abaixo de 1min31s e o recorde estababelecido por Fabio Quartararo (Yamaha) no ano anterior. O próprio francês subiu temporariamente para o terceiro lugar e acabou ficando entre os 10 primeiros.
Restando cinco minutos, Bastianini caiu na curva 11 ocasionando bandeiras amarelas no exato instante em que Binder agarrava o seu bilhete para o Q2. Seu companheiro Miller, caiu pela segunda vez pouco depois, o que causou outra bandeira amarela que custou a Bagnaia e outros uma tentativa.
Espargaró voltou para a pista e recuperou o primeiro lugar com o estonteante tempo de 1min30a474 deixando Viñales em segundo 0s154 atrás. Bezzecchi ficou em terceiro, Binder em quarto, Martin em quinto e Marc Márquez (Honda) em sexto, 0s632 atrás do líder.
Vencedor no ano passado, Miguel Oliveira (RNF-Aprilia) assegurou um lugar no Q2 com a sétima posição, a frente de Fabio di Giannantonio (Gresini), Miller e Quartararo. Bagnaia tinha apenas uma última volta restante, mas depois de sair da pista na curva 15, ficou mesmo com a 16ª posição.
O dia marcou o regresso de muitos pilotos lesionados, como Bastianini, ausente desde o GP da Catalunha, Luca Marini (VR46) e Alex Márquez (Gresini) ambos acidentados na Índia. Mas o espanhol já anunciou que não vai correr, após sentir muitas dores durante o FP1.
GP da Indonésia – Treino que define as entradas para o Q2
- Aleix Espargaró, Aprilia, 1:30,474 min
- Maverick Viñales, Aprilia, + 0,154 seg
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 0,170
- Brad Binder, KTM, + 0,288
- Jorge Martin, Ducati, + 0,400
- Marc Márquez, Honda, + 0,632
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 0,725
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 0,733
- Jack Miller, KTM, + 0,742
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 0,755
- Pol Espargaró, KTM, + 0,802
- Luca Marini, Ducati, + 0,893
- Johann Zarco, Ducati, + 0,983
- Raúl Fernández, Aprilia, + 1,026
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 1,087
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 1,161
- Taka Nakagami, Honda, + 1,181
- Augusto Fernández, KTM, + 1,332
- Joan Mir, Honda, + 1,653
- Enea Bastianini, Ducati, + 1,734
- Alex Rins, Honda, + 1,952