A Ducati esteve em grande forma durante os testes de Jerez nessa semana, na Espanha. Uma das razões pode ter sido esses estranhos apêndices aerodinâmicos na traseira, que parecem ser um novo conjunto de asas.
As fotos conseguidas pelo site GPOne revelam duas saliências na rabeta chamadas por eles de “orelhas”. Isso porque o regulamento não permite a inclusão de peças extras na carroceria, então provavelmente a novidade será implementada como parte do conjunto.
A intenção óbvia é conseguir mais pressão aerodinâmica na parte traseira, assim como eles já haviam conseguido ao instalar asas na carenagem dianteira, tendência seguida por quase todas as outras marcas desde seu ressurgimento em 2015.
Apesar de ter ficado apenas em segundo e sétimo lugares nos tempos combinados dos testes, a Ducati encerra 2018 com uma nota alta e com grandes expectativas para 2019. Seus três pilotos, Andrea Dovizioso, Danilo Petrucci e Álvaro Bautista andaram consistentemente entre os primeiros todos os dias.
A MotoGP agora dá uma pausa e retorna apenas em 2019. A próxima sessão de testes acontece apenas em 6 de fevereiro no circuito de Sepang, Malásia, onde veremos se as asas traseiras da Ducati foram copiadas pelas demais equipes.