A equipe Ducati pode ser obrigada a modificar o layout de suas motos quando for disputar o Grande Prêmio da Austrália, em outubro. O país do canguru não engoliu a alcunha “Mission Winnow” que estampa as laterais da GP19, considerando-a uma forma disfarçada de promover a Marlboro.
Essa marca quase desconhecida é de propriedade da Philip Morris, gigante tabagista que patrocina a Ducati desde 2003. Entretanto, o que eles comercializam não é tabaco e sim tecnologia, e querem se afastar da imagem prejudicial dos cigarros, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) mata três milhões de pessoas por ano.
A última vez que o logo da Marlboro estampou as carenagens da Ducati foi em 2006. Com o enrijecimento das leis antitabagistas nos últimos anos, a Phillip Morris foi obrigada a promover subliminarmente a marca, na forma de um código de barras e outros subterfúgios.
O Departamento Federal de Saúde da Austrália, no entanto, considera tanto o logotipo da Mission Winnow quanto as cores usadas muito reminiscentes da linguagem visual usada pela Marlboro e, junto com as autoridades australianas, estão conduzindo duas investigações para determinar se uma violação da lei está sendo cometida.
E eles levam a sério essas coisas demonstrando, por vezes, um conservadorismo um tanto exagerado. Primeiro eles removeram as mulheres das cerimônias de premiação do “Tour Down Under”, uma das mais importantes provas de ciclismo do mundo e seu objetivo era que esta iniciativa viesse também para as corridas de moto.
Se o objetivo avançar, é muito provável que a Ducati, assim como a equipe Ferrari de Fórmula 1, que também ostenta o logotipo da Mission Winnow tenham que providenciar uma nova pintura quando desembarcarem nos circuitos de Phillip Island e Albert Park, respectivamente.