Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

Ducati e Aprilia dominam testes de Sepang

Lucas Carioli 12 de fevereiro de 2023

Só deu motos italianas no topo da classificação dos testes coletivos de Sepang, que se encerraram hoje (12) na Malásia. Na menos do que sete Ducatis ocuparam as dez primeiras posições, com as Aprilia de Maverick Viñales e Aleix Espargaró sendo as únicas capazes de desafiá-las.

As sessões aconteceram ao longo dos últimos três dias, entre algumas pequenas pancadas de chuva como normalmente acontece na Malásia. Hoje, os tempos caíram bastante, com Luca Marini (VR46) estabelecendo o impressionante tempo de 1min57s889.

Apenas 80 milésimos atrás, o atual campeão do mundo Francesco Bagnaia (Ducati) foi o único, além de Marini a baixar de 1min58s, embora Viñales (Aprilia), sempre veloz em testes, não tenha ficado muito atrás, a 157 milésimos da liderança.

Enea Bastianini, que chegou a estar na frente de Bagnaia durante boa parte dos testes, encerrou os preparativos na terceira posição, a 0s260 do líder. Jorge Martin (Pramac), que foi o mais rápido no segundo dia, acabou em quarto demonstrando a força das Ducati GP22 e GP23.

A fabricante italiana passou a maior parte do tempo testando pacotes aerodinâmicos, em busca de melhorar a aderência em curvas, sempre o seu maior problema. Bagnaia, relatou que o modelo 2023 tem um “ponto fraco” em relação à 2022, mas não disse qual.

Aleix Espargaró ficou em quinto nos tempos combinados, mostrando que a força da Aprilia vista em 2022 ainda está de pé. A marca de Noale também trouxe novidades aerodinâmicas e parece que eles deram um passo a frente com o novo pacote.

Fabio Di Giannantonio (Gresini), Marco Bezzecchi (VR46) e Alex Márquez (Gresini) vieram na sequência, antes de Marc Márquez (Honda) colocar a única moto japonesa entre os dez primeiros. O espanhol testou quatro protótipos diferentes nos testes, mas ainda ficou a 0s777 do líder.

Raul Fernandez colocou a primeira Aprilia da equipe RNF em 11º, à frente de Joan Mir (Honda), que concentrou-se apenas na adaptação à rebelde RC213V e ficou pouco mais de um décimo atrás de seu companheiro de equipe Márquez.

Pol Espargaró (GasGas) foi a primeira KTM, em 13º, milésimos à frente de Brad Binder, com outra RC16. Os austríacos levaram de tudo para a Malásia, desde novas carrocerias, motores e chassis, até o seu piloto de testes de luxo, o tricampeão mundial Dani Pedrosa.

Miguel Oliveira, que também está em um período de adaptação à Aprilia, encerrou o segundo dia na segunda posição, mas foi um dos poucos a não melhorar o seu tempo hoje, com o outro piloto sendo ninguém menos do que o campeão de 2021, Fábio Quartararo (Yamaha).

Apesar da boa sensação e dos aprimoramentos visíveis de potência trazidos para Sepang, a Yamaha ficou para trás no último dia deixando Quartararo em 17º e Franco Morbidelli em 20º nos tempos combinados. Além do motor mais potente, eles testaram também uma nova aerodinâmica na M1.

Ambos os pilotos já estão de acordo sobre qual o motor deverá ser o escolhido para encarar a temporada. De acordo com o diretor técnico Massimo Meregali, a preocupação agora é com o ritmo e o comportamento do chassi, que será explorado no próximo teste, em Portimão.

Testes de Sepang – Tempos combinados

  1. Luca Marini (Ducati) – 1min57s889
  2. Pecco Bagnaia (Ducati) a 0s080
  3. Maverick Viñales (Aprilia) a 0s147
  4. Enea Bastianini (Ducati) a 0s260
  5. Jorge Martin (Ducati) a 0s315
  6. Aleix Espargaró (Aprilia) a 0s418
  7. Fabio Di Giannantonio (Ducati) a 0s455
  8. Marco Bezzecchi (Ducati) a 0s474
  9. Alex Márquez (Ducati) a 0s496
  10. Marc Márquez (Honda) a 0s777
  11. Raul Fernandez (Aprilia) a 0s821
  12. Joan Mir (Honda) a 0s895
  13. Pol Espargaró (GasGas) a 0s908
  14. Brad Binder (KTM) a 0s923
  15. Miguel Oliveira (Aprilia) a 0s950
  16. Johann Zarco (Ducati) a 0s963
  17. Fabio Quartararo (Yamaha) a 1s008
  18. Jack Miller (KTM) a 1s012
  19. Alex Rins (Honda) a 1s043
  20. Franco Morbidelli (Yamaha) a 1s097
  21. Takaaki Nakagami (Honda) a 1s646
  22. Augusto Fernandez (GasGas) a 1s771
  23. Cal Crutchlow (Yamaha) a 2s034
  24. Stefan Bradl (Honda) a 2s546
  25. Katsuyuki Nakasuga (Yamaha) a 3s350
Tags: Ducati Honda HRC MotoGP Red Bull KTM Factory Racing Testes de Sepang Yamaha MotoGP

Post navigation

Previous Moto incendeia durante entrevista
Next Buell Super Cruiser é apresentada. Veja as fotos

Leia também

Tech3 é vendida para ex-dono de equipe de F1
  • MotoGP

Tech3 é vendida para ex-dono de equipe de F1

5 de setembro de 2025
Yamaha confirma Miller para 2026
  • MotoGP

Yamaha confirma Miller para 2026

4 de setembro de 2025
VR46 Racing anuncia Morbidelli por mais um ano
  • MotoGP

VR46 Racing anuncia Morbidelli por mais um ano

2 de setembro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.