A Ducati apresentou hoje (23), a equipe para disputar a temporada 2020 de MotoGP. Os pilotos italianos Andrea Dovizioso e Danillo Petrucci irão competir com a Desmosedici GP20.
A apresentação aconteceu no Palazzo Re Enzo, em Bolonha, na Itália, pontualmente as 20h00 locais. Após um breve discurso do CEO da marca, Claudio Domenicali e do diretor da equipe Gigi Dall’igna, Dovizioso e Petrucci recolheram as capas que escondiam a nova Desmosedici GP20.
Visualmente, o layout para 2020 manteve-se praticamente inalterado, com as motocicletas mantendo o vermelho escuro como cor predominante, com detalhes maiores em cinza referentes à Audi, atual gestora da Ducati. O patrocinador principal continua a ser o Mission Winnow, uma subsidiária da Marboro que causou polêmica em 2019.
As poucas diferenças visíveis entre a GP19 e a GP20 podem ser observadas no formado das asas aerodinâmicas, entradas de ar das carenagens laterais, formato mais anguloso do tanque de combustível e uma caixa sob a rabeta mais pronunciada. Conceitualmente, no entanto, o modelo segue contendo um motor V4 com 90º de inclinação e chassi monocoque.
Sobre a motocicleta em si, muito pouco foi mencionado. Enquanto Dovizioso e Petrucci focaram-se em seus desempenhos e objetivos pessoais, o piloto de testes Michele Pirro confirmou que a GP20 é uma evolução da GP19. Dall’igna completou que muitas novidades ainda serão introduzidas nos testes pré-temporada em Sepang e Losail.
“O ano de 2019 foi interessante e nos fez entender alguns aspectos que nos ajudarão a melhorar e crescer em 2020,” disse Dovizioso. “Todo ano tem sua própria história, e não é fácil prever o que acontecerá em 2020. Nosso objetivo é claro; queremos desafiar o título novamente. Tanto a Ducati quanto eu estamos trabalhando duro para voltar mais fortes do que nunca“, garantiu. “Estou confiante de que poderemos continuar com nossa tendência positiva“.
“2019 foi positivo para mim, apesar de algumas dificuldades no final do ano“, admite Petrucci. “Consegui a minha primeira vitória em Mugello em uma corrida fantástica diante da minha torcida e de todos os fãs da Ducati. Esse resultado aumenta minha confiança e me motiva a melhorar ainda mais este ano“, acredita. “Neste ano, quero confirmar meus resultados e dar mais passos a frente“.
A Ducati foi a primeira das grandes equipes a apresentar sua equipe para 2020. A próxima é a Honda, que fará o seu evento no dia 4 de fevereiro em Jacarta na Indonésia. Três dias depois começam os primeiros testes pré-temporada do ano em Sepang, na Malásia.