A equipe Ducati apresentou hoje (18) a sua nova motocicleta e seus pilotos para a temporada 2019 da MotoGP. Com mais vermelho em suas carenagens, a expectativa é de que o modelo conquiste mais vitórias.
A apresentação aconteceu na sede da Phillip Morris na Suíça e contou com a presença do CEO da Ducati, Claudio Domenicali, o diretor da equipe, Luigi Dall’Igna e o piloto de testes Michele Pirro. Foi a primeira oportunidade de vermos Danilo Petrucci com o macacão da marca, depois de ter sido o piloto escolhido para substituir Jorge Lorenzo em 2019.
Petrucci, que tem 28 anos e ingressou na MotoGP em 2012 será companheiro de equipe do experiente Andrea Dovizioso, que entra em sua sétima temporada pela marca, mas pela primeira vez com a clara posição de primeiro piloto. Humilde, Petrucci reconheceu que seu objetivo é aprender com o colega de 33 anos.
“O ano de 2018 foi de altos e baixos. Começamos com uma vitória no Catar, mas depois ficamos para trás, cometi alguns erros e perdemos muitos pontos“, relembrou Dovizioso. “Espero muito dessa temporada, pois o sentimento com a moto é bom, assim como com a equipe, mas a competição será ainda mais dura e mais pilotos devem lutar pelo título.”
“Andrea e eu podemos fazer um bom trabalho juntos, só posso aprender, mas também espero dar algo“, comentou Petrucci. “Dovi sempre foi um ponto de referência, eu sempre olhei para seus dados, ele é muito inteligente, acredito que juntos podemos alcançar nossos objetivos, que são diferentes, mas podemos nos motivar uns aos outros para alcançá-los“, acredita. “Temos uma missão: vencer com a Ducati“.
Eles pilotarão a Desmosedici GP19, modelo que não recebeu mudanças radicais, e sim inúmeros aperfeiçoamentos, principalmente na parte aerodinâmica, para gerar mais downforce em curvas fechadas. Naturalmente, a potência exata não foi declarada, mas está acima dos 250 cv. O peso total é de apenas 157 kg.
Para os leigos, no entanto, o que chamou mais atenção foi o novo layout 100% vermelho (o que não acontecia desde 2010, com Casey Stoner) e a chegada de novos logos nas carenagens, como Lenovo, Net App e “Mission Winnow”, que nada mais é do que o lema atual da Phillip Morris, ainda a principal patrocinadora da Ducati.
A apresentação da Ducati foi a primeira das equipes de MotoGP, portanto Dovizioso e Petrucci ainda terão de esperar um pouco para começar a treinar com a nova GP19. A primeira sessão de testes coletivos está marcada apenas para 06 de fevereiro, no circuito de Sepang, na Malásia.