Andrea Dovizioso venceu hoje (29) o Grande Prêmio da Malásia de MotoGP, realizado no circuito de Sepang. O italiano comandou uma dobradinha da Ducati trazendo Jorge Lorenzo muito próximo em segundo e Johann Zarco em terceiro. Apenas em quarto, Marc Márquez terá que decidir o título na etapa final em Valência.
A corrida da categoria rainha foi realizada com pista molhada, graças à chuva que havia começado ainda nas últimas voltas da Moto2. Na largada, Márquez tentou de tudo para assumir a ponta, mas quem comandou o pelotão foi Zarco, trazendo Lorenzo em seu encalço. Cauteloso, Dovizioso vinha apenas em quarto.
Enquanto Lorenzo superava Zarco, Dovizioso fazia o mesmo com Márquez e pulava para terceiro. O italiano, logo também ultrapassou o francês da equipe Tech3 colocando as duas Ducati na liderança. Os dois companheiros de equipe correram próximos até que o espanhol cometeu um erro na curva 15 permitindo a ultrapassagem do vice-líder.
Lorenzo parecia ter condições de contra-atacar, mas, talvez em nome do campeonato, manteve-se apenas próximo à Dovizioso até a linha de chegada, com os dois pilotos separados apenas por 0s743. Zarco não conseguiu acompanhá-los e completou o pódio há quase dez segundos de distância.
Quem também não teve ritmo para brigar pela vitória foi Márquez. O líder do campeonato realizou um dos piores finais de semana da temporada completando a prova em quarto a mais de 17 segundos de Dovizioso. O pole position Dani Pedrosa se colocou atrás de seu companheiro de equipe em quinto, com o especialista em chuva Danilo Petrucci realizando uma bela corrida de recuperação para chegar em sexto.
O Grande Prêmio da Malásia foi outra corrida difícil para a Yamaha, com Valentino Rossi completando a prova em sétimo a longínquos 30 segundos de Dovizioso. Jack Miller foi o oitavo colocado, à frente de um desolado Maverick Viñales, apenas nono. Pol Espargaró completou os dez primeiros. Confira os resultados completos aqui.
Com sua sexta vitória na temporada, Dovizioso reduziu para 21 pontos a sua diferença no campeonato para Márquez. No entanto, com apenas 25 pontos em jogo, a situação ainda continua muito favorável ao piloto da Honda. O título será decidido na próxima e derradeira etapa, o Grande Prêmio de Valência, em 12 de novembro.