Andrea Dovizioso venceu hoje (27) o Grande Prêmio da Inglaterra de MotoGP, no circuito de Silverstone. O italiano ultrapassou diversos competidores até chegar em Valentino Rossi nas últimas voltas. Com um motor quebrado, Marc Márquez abandonou a corrida e perdeu a liderança do campeonato.
Rossi assumiu a liderança ainda na largada superando Márquez enquanto que Maverick Viñales fazia o mesmo com Cal Crutchlow e pulava para o terceiro lugar. Exibindo um grande ritmo, o Doutor despachou os competidores nas primeiras voltas, abrindo uma boa vantagem.
Márquez, por outro lado, não conseguia acompanhar o ritmo de Rossi foi ultrapassado por Viñales, que assumiu a segunda posição na quarta volta. Quem também exibia um grande ritmo era Dovizioso, que superou Jorge Lorenzo e Crutchlow subindo para quarto.
Enquanto Rossi liderava, a briga acontecia pela segunda posição, entre Viñales, Márquez, Dovizioso e Crutchlow. O italiano da Ducati, como tem feito outras vezes nessa temporada, foi avançando progressivamente e não teve dificuldades em superar Márquez para assumir o terceiro lugar restando 10 voltas para o final.
Logo em seguida, Dovizioso ultrapassou Viñales, que tentou resistir o quanto pôde, mas acabaria sendo superado também por Márquez. O espanhol, no entanto, encerraria a prova mais cedo, a sete voltas do final, quando o motor de sua Honda RC213V fumou na Reta do Hangar.
Com Márquez fora, a briga pela liderança ganhou impulso, já que qualquer ponto extra teria grande valia em termos de campeonato. Por isso, os quatro competidores não demoraram a se juntar novamente, com Rossi, Dovizioso, Viñales e Crutchlow muito próximos.
Rossi resistiu na ponta até restarem três voltas para o final, quando Dovizioso utilizou a potência de sua Ducati para ultrapassá-lo na Reta do Hangar. Algumas curvas depois, Viñales fez o mesmo, fazendo o Doutor recuar para terceiro.
Viñales ainda tentou se aproximar de Dovizioso nas ultimas voltas, mas o italiano manteve o controle e cruzou a linha de chegada, apenas 0s114 à frente do espanhol. Rossi finalizou em terceiro, com Crutchlow em quarto, Lorenzo em quinto e Zarco em sexto. Apagado, Dani Pedrosa ficou em sétimo, com Scott Redding em oitavo, Alex Rins em nono e Álvaro Bautista em décimo. Confira aqui os resultados completos.
Graças à sua quarta vitória na temporada, Dovizioso pulou para 183 pontos e assumiu a liderança do campeonato, nove à frente de Márquez. Viñales e Rossi vêm na sequência. A próxima etapa acontece na Itália, em Misano, no dia 10 de setembro.
Leia também
Em seu 300º GP, Rossi comemora poder brigar pela vitória: “dei o meu máximo”
Moto2: Nakagami surpreende e vence na Inglaterra
Moto3: Canet vence na Inglaterra em corrida interrompida na última volta