Andrea Dovizioso venceu hoje (13) o Grande Prêmio da Áustria de MotoGP, no circuito Red Bull Ring. O italiano realizou uma disputa eletrizante com Marc Márquez que durou até a última curva da última volta. Dani Pedrosa completou o pódio.
Na largada, foi Jorge Lorenzo quem pulou na ponta, aproveitando a maior aderência de seu pneu traseiro médio, a arriscada escolha do espanhol para a corrida. Cauteloso, Márquez ficou em segundo controlando os ataques de Dovizioso e Valentino Rossi, que vinham na sequência.
Enquanto Lorenzo liderava as primeiras voltas, um grupo de seis motos formava-se atrás de si com Márquez, Dovizioso, Rossi, Johann Zarco, Pedrosa e Maverick Viñales. Na oitava volta, o atual campeão do mundo cometeu um pequeno erro que permitiu uma dobradinha momentânea da Ducati.
Dovizioso, no entanto, sustentou a segunda posição apenas por duas voltas antes de Márquez retomá-la na curva 5. O espanhol era mais veloz no miolo do circuito. Restando 17 voltas, foi a vez de Lorenzo errar permitindo que os dois adversários colocassem suas motos ao seu lado na reta oposta.
Zarco fez o mesmo com Rossi na volta seguinte, mas quem acabou se dando bem foi Pedrosa, que ultrapassou os dois e pulou de sexto para quarto. Enquanto isso, Márquez finalmente conseguia deixar as duas Ducati para trás assumindo, pela primeira vez, a liderança da corrida.
Márquez, no entanto, não conseguiu se distanciar de Dovizioso, que foi em seu encalço. Lorenzo, por outro lado, começou a perder rendimento e passou a ser ameaçado por Pedrosa, enquanto Zarco e Viñales vinham na sequência. Rossi, a essa altura, havia cometido um pequeno erro na curva 1 e despencou para o sétimo lugar.
Nas últimas dez voltas, Márquez e Dovizioso realizaram uma disputa espetacular pela vitória se alternando na liderança, com ultrapassagens limpas e cirúrgicas. Os dois passaram a ter a companhia de Pedrosa, que já havia se livrado de Lorenzo e assumido o terceiro lugar.
Dovizioso e Márquez continuaram disputando palmo a palmo até a última curva, quando o espanhol tentou um ataque final. O piloto da Honda, no entanto passou do ponto permitindo que o italiano viesse por dentro e cruzasse a linha de chegada apenas 0s176 à frente. Pedrosa completou o pódio, 2s661 atrás da dupla, com Lorenzo em quarto e Zarco mais atrás, em quinto.
O resultado foi muito pobre para a Yamaha, que completou a prova apenas em sexto e sétimo, com Viñales à frente de Rossi. Álvaro Bautista foi o oitavo, com Loris Baz em nono e Mika Kallio em uma surpreendente décima posição. Confira aqui os resultados completos.