Andrea Dovizioso venceu hoje (15) o Grande Prêmio do Japão de MotoGP, em um molhado circuito de Motegi. O italiano realizou uma épica disputa com Marc Márquez, que durou até a linha de chegada. Danilo Petrucci completou o pódio.
Márquez pulou na ponta na largada, mas logo seria ultrapassado por Jorge Lorenzo, que liderou algumas voltas. O espanhol, no entanto ficou para trás, perdendo posições para Dovizioso, Petrucci, Andrea Iannone e Alex Rins.
Márquez, Dovizioso e Petrucci seguiram disputando entre si a ponta, deixando todos os outros para trás. O italiano da Pramac, no entanto teve que diminuir o ritmo devido a problemas nos pneus, deixando a briga pela vitória entre os dois postulantes ao título.
Márquez e Dovizioso permaneceram próximos até a última volta, quando Márquez cometeu um pequeno erro e o italiano conseguiu ultrapassá-lo. O espanhol tentou revidar, mas tomou um X na última curva, em uma briga que lembrou muito a que já havia acontecido no GP da Áustria.
Os dois cruzaram a linha de chegada separados por apenas 0s249, com Petrucci mais de dez segundos atrás em terceiro. Iannone finalmente voltou realizar uma boa corrida pela Suzuki e encerrou em quarto, com seu colega Rins em quinto e Lorenzo apenas em sexto lugar.
Aleix Espargaró concluiu a corrida em sétimo, com Johann Zarco em oitavo, Maverick Viñales apenas em nono e Loris Baz fechando os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos. Valentino Rossi caiu ainda nos primeiros estágios da prova, sem maiores consequências.
Com a quinta vitória na temporada, Dovizioso conseguiu reduzir a diferença que o separa de Márquez para apenas 11 pontos, restando ainda três provas para o final da temporada. A próxima etapa acontece já na próxima semana em Phillip Island, na Austrália.