Andrea Dovizioso venceu hoje (4) o Grande Prêmio da Itália de MotoGP, no circuito de Mugello. O italiano teve um desempenho surpreendente ultrapassando Maverick Viñales e Danilo Petrucci, que completaram o pódio. Valentino Rossi foi o quarto colocado.
Rossi pulou para primeiro na largada e liderou as primeiras voltas à frente de Viñales, Jorge Lorenzo e Dovizioso. Após algumas voltas, o espanhol da Yamaha conseguiu ultrapassar todos e se estabelecer na ponta da corrida.
Enquanto Viñales liderava, a segunda posição era disputada entre Rossi, Dovizioso e Danilo Petrucci. Lorenzo, enquanto isso ficara para trás, assim como Marc Márquez, que vinha apenas em sexto atrás de outra Ducati, a de Álvaro Bautista.
Viñales liderou até restarem dez voltas para o final, quando Dovizioso partiu para o ataque assumindo a ponta na frenagem da curva San Donato. Petrucci fazia o mesmo sobre Rossi, pulando para terceiro. Bautista e Márquez já vinham com mais de 4 segundos de atraso.
Restando oito voltas, Viñales cometeu um pequeno erro permitindo a ultrapassagem de Petrucci, que assumiu a segunda posição. As Ducati aproveitavam as grandes retas do circuito de Mugello para utilizar a maior potência de seus motores, superior à Yamaha e Honda.
A quatro voltas do final, Viñales conseguiu recuperar a segunda posição de Petrucci. O espanhol partiu em busca de Dovizioso. O italiano, no entanto, já possuía uma boa vantagem na liderança que se revelou suficiente para cruzar a linha de chegada em primeiro, 1s2 de vantagem.
Rossi acompanhou os primeiros ao longo de toda a corrida, mas cruzou apenas em quarto, à frente de Bautista, que venceu seu duelo particular com Márquez. Johann Zarco foi o sétimo, Lorenzo apenas oitavo, Michele Pirro o nono e Andrea Iannone o décimo. Veja aqui os resultados completos.