Andrea Dovizioso e a equipe Aprilia de MotoGP anunciaram hoje (21) que vão continuar o programa de testes em conjunto ao longo da temporada. Isso, no entanto, não quer dizer que o italiano vai correr com a marca em 2022.
Dovizioso, que perdeu o seu lugar na Ducati ao final de 2020, está fazendo um ano sabático para avaliar as opções. Uma delas é a Aprilia, onde realizou um primeiro teste no circuito de Jerez em abril. Outro foi realizado esse mês em Mugello, mas, como estava chovendo, não deu para tirar muito proveito.
“Não tendo tido a oportunidade de fazer o teste em Mugello no seco, fico feliz que a Aprilia Racing tenha me pedido para continuar com o trabalho iniciado em Jerez e poder contribuir para o desenvolvimento da moto“, disse Dovizioso em uma declaração.
A Aprilia não esconde a sua vontade de ter Dovizioso em 2022, mas o três vezes vice-campeão mundial ainda não quer assinar um contrato, apenas manter-se em forma: “Penso que é uma vantagem para mim continuar a treinar com um MotoGP na expectativa de um possível regresso em 2022 para que a Aprilia receba informações que considere interessantes. Por isso decidimos fazer outros testes“, explicou.
Embora seja uma das marcas mais bem sucedidas do campeonato mundial, com inúmeros títulos nas categorias menores, a Aprilia ainda luta para se estabelecer na MotoGP, onde retornou em 2015, após uma igualmente difícil primeira passagem entre 2000 e 2004.
A marca de Noale, entretanto, anda otimista desde a introdução de uma nova motocicleta no ano passado e espera contar com Dovizioso para aperfeiçoá-la: “A primeira parte da temporada de 2021 foi muito positiva e vimos algumas melhorias bastante óbvias. Agora que podemos traçar um plano de trabalho com Andrea é uma grande oportunidade para acelerar e consolidar esse crescimento“, disse o chefe da equipe, Romano Albesiano.
“Já nos dois primeiros testes tocamos em muitos temas que podemos agora explorar juntos, sempre buscando o melhor desempenho para nosso projeto que ainda é muito jovem ”, concluiu Albesiano. A expectativa é de que Dovizioso pilote novamente no circuito de Misano em junho. A Aprilia é a única fabricante da MotoGP que pode testar sem restrições.