Mesmo fora das pistas, o verão de Andrea Dovizioso deve ser agitado, porque a Aprilia está levando a sério o seu papel de piloto de testes. Uma nova sessão de testes foi marcada para 27 de julho em Aragón, na Espanha e outras duas em agosto, na Itália.
Dovizioso vai se reencontrar com a Aprilia RS-GP entre os dias 27 e 28 de julho para avaliar o seu comportamento no circuito Motorland Aragón. A marca italiana é, atualmente, a única que tem liberdade para testar quantas vezes achar necessário. As demais precisam obedecer a um número limitado.
E assim sendo, a Aprilia deve requisitar os serviços de Dovizioso outras duas vezes: entre 5 e 6 de agosto e depois entre 31 de agosto e 1º de setembro, ambas no circuito italiano de Misano. A expectativa é de que o italiano aceite correr com a moto no GP de Aragão (12 de setembro) ou San Marino (19 de setembro).
Com Lorenzo Savadori promovido a piloto titular e sem Bradley Smith, a Aprilia realmente precisa de Dovizioso para desenvolver a moto, que vem mostrando sinais de evolução com Aleix Espargaró. O espanhol, no entanto, acha que o tri vice-campeão não estará na equipe em 2022.