Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

MotoGP divulga saldo de quedas em 2023. Marc Márquez é o campeão

Lucas Carioli 13 de dezembro de 2023

A MotoGP divulgou o número final de quedas ocorridas durante a temporada 2023, a primeira com rodadas duplas em todas as etapas. O “campeão” de acidentes é Marc Márquez. Mas os números gerais são impressionantes.

Foram contabilizadas nada menos do que 1.012 quedas em todas as categorias do campeonato mundial, a maioria das quais ocorreram na MotoGP, que anotou, sozinha, 358 acidentes, uma média de 17,9 por fim de semana de corrida. 

Pelo menos a taxa de quedas caiu significativamente em comparação com o primeiro trimestre da temporada. Nas cinco primeiras etapas de 2023, com o novo formato de Sprint Races, chegou a haver uma média de 22,8 quedas por fim de semana de MotoGP.

Curiosamente, a sempre temerária e turbulenta classe de entrada Moto3 foi a que menos registrou acidentes, com 310 quedas ao longo do ano. Enquanto isso, a categoria intermediária, Moto2, ficou bem próxima da MotoGP, com 344 registros.

Para efeito de comparação, os números da temporada 2022, que também contou com 20 Grandes Prêmios, porém sem Sprint Races ao sábado: 335 quedas na MotoGP (uma média de 16,7 por evento), 428 na Moto2 (21,4 por evento) e 343 na Moto3 (17,5 por evento).

Ao analisar os pilotos, constatamos, sem surpresa, que Marc Márquez lidera a lista de acidentes, com 29 quedas ao longo do ano, um recorde pessoal. O mais espantoso é que o octacampeão não correu em cinco etapas, Argentina, EUA, Espanha, Holanda e a corrida principal na Alemanha.

Seu companheiro de equipe, Joan Mir é o segundo maior cadente, com 24 quedas ao longo do seu primeiro ano na Honda. O campeão de 2020 também perdeu três etapas devido às lesões sofridas. Um testemunho estatístico da luta de ambos para domar a difícil Honda RC213V.

Apenas Aron Canet, na Moto2, e David Alonso, na Moto3, ficaram próximos das marcas de Márquez e Mir com 24 e 23 quedas, respectivamente. Mais atrás, vêm empatados, com 23 acidentes cada um, Aleix Espargaró (Aprilia) e Augusto Fernandez (GasGas).

Na direção oposta, Pecco Bagnaia (Ducati), Franco Morbidelli (Yamaha) e Maverick Viñales (Aprilia) mostraram-se particularmente estáveis, com apenas 7 quedas cada. A falha do campeão mundial: cinco acidentes aconteceram na corrida principal, o que significou cinco zeros. Confira a lista abaixo.

Quedas de MotoGP na temporada de 2023 (excluindo testes)

  1. Marc Márquez, Honda, 29
  2. Joan Mir, Honda, 24
  3. Aleix Espargaró, Aprilia, 23
  4. Augusto Fernández, KTM, 23
  5. Alex Márquez, Ducati, 21
  6. Jack Miller, KTM, 21
  7. Marco Bezzecchi, Ducati, 20
  8. Pol Espargaró, KTM, 16
  9. Luca Marini, Ducati, 16
  10. Jorge Martin, Ducati, 16
  11. Brad Binder, KTM, 15
  12. Miguel Oliveira, Aprilia, 15
  13. Johann Zarco, Ducati, 15
  14. Enea Bastianini, Ducati, 13
  15. Di Giannantonio, Ducati, 13
  16. Raúl Fernández, Aprilia, 13
  17. Takaaki Nakagami, Honda, 12
  18. Fabio Quartararo, Yamaha, 9
  19. Alex Rins, Honda, 8
  20. Pecco Bagnaia, Ducati, 7
  21. Franco Morbidelli, Yamaha, 7
  22. Maverick Viñales, Aprilia, 7
  23. Stefan Bradl*, Honda, 3
  24. Iker Lecuona*, Honda, 3
  25. Michele Pirro*, Ducati, 3
  26. Jonas Folger*, KTM, 2
  27. Lorenzo Savadori*, Aprilia, 2
  28. Danilo Petrucci*, Ducati, 1
  29. Takumi Takahashi*, Honda, 1
  30. Dani Pedrosa* , KTM, 0
  31. Cal Crutchlow*, Yamaha, 0
  32. Álvaro Bautista*, Ducati, 0

*= Substituição/Wildcard

Tags: Marc Márquez MotoGP

Continue Reading

Previous: Davide Brivio deixa a Alpine e deve voltar à MotoGP em 2024. Será na Honda?
Next: 68% dos pilotos tiveram problemas com lesões em 2023

Leia também

Por que o misterioso desaparecimento do GP da Índia é sinal de alerta para o Brasil
  • MotoGP

Por que o misterioso desaparecimento do GP da Índia é sinal de alerta para o Brasil

25 de julho de 2025
GP da Argentina retorna em 2027, mas em Buenos Aires
  • MotoGP

GP da Argentina retorna em 2027, mas em Buenos Aires

22 de julho de 2025
Márquez supera Bezzecchi e vence na República Checa
  • MotoGP

Márquez supera Bezzecchi e vence na República Checa

20 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.