Fabio Di Giannantonio (Gresini) conquistou hoje (28) a sua primeira pole position na MotoGP no GP da Itália em Mugello. O italiano estava muito rápido em uma pista ainda úmida superando Marco Bezzecchi e Luca Marini (VR46) que completam uma incomum primeira fila. Marc Márquez caiu e fechou apenas em 12º.
O dia começou com sol e pista seca mas, confirmando as previsões, o tempo rapidamente mudou durante o último treino livre (FP4) que vinha sendo liderado por Francesco Bagnaia (Ducati). Restando ainda 20 minutos, a chuva apareceu e mudou completamente a programação.
O Q1, com a presença de Marc Márquez, Jack Miller e dos dois pilotos da Suzuki começou com pista molhada. Mas nessas condições quem se sobressaiu foram as motos da KTM, com Brad Binder e Miguel Oliveira à frente. Pouco a pouco, entretanto, a pista começou a secar novamente.
Com a pista melhorando, Márquez pulou na ponta com 1min48s843 seguido de Miller. Já mostrando sua velocidade, Di Giannantonio ficou com a primeira vaga graças ao tempo de 1min47s219. Márquez, aproveitando o vácuo de Miller, garantiu a segunda vaga ao Q2 com 1min47s294.
O Q2 começou com a pista ainda úmida, como rapidamente percebeu Márquez. O octacampeão caiu na volta de aquecimento em sua primeira saída destruindo completamente sua Honda e ocasionando a bandeira vermelha. Após uma paralisação de 10 minutos, a classificação final finalmente recomeçou.
Os primeiros minutos do Q2 foram dominados por Di Giannantonio que assumiu a ponta melhorando volta após volta. O italiano da Gresini parecia muito à vontade nas condições da pista e foi restando apenas cinco minutos que Johann Zarco (Pramac) conseguiu superá-lo, seguido de Marco Bezzecchi e Bagnaia.
Com o cronômetro zerado, Bezzecchi cravou 1min46s244 e parecia que ficaria com a pole. Mas Di Giannantonio ainda tinha uma volta na manga e, com o tempo de 1min46s156, o novato italiano conquistou a sua primeira pole position em seu ano de estreia na MotoGP.
Bezzecchi ficou em segundo apenas 88 milésimos atrás, com seu companheiro de equipe Luca Marini completando uma improvável primeira fila. Johann Zarco foi o quarto com Bagnaia apenas em quinto e Fabio Quartararo (Yamaha), o único a conseguir se intrometer no exército Ducati em sexto.
Aleix Espargaró (Aprilia) ficou em sétimo, com Takaaki Nakagami (LCR) sendo a melhor Honda em oitavo. Praticamente sem ser notado, Pol Espargaró se colocou em nono à frente de Enea Bastianini, Jorge Martin (Pramac) e Márquez, que fechou os 12 primeiros a 1s312 do pole position.
GP da Itália – Grid de Largada (12 primeiros)
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, 1:46,156 min
- Marco Bezzecchi, Ducati, +0,088 seg
- Luca Marini, Ducati, +0,171
- Johann Zarco, Ducati, +0,227
- Pecco Bagnaia, Ducati, +0,315
- Fabio Quartararo, Yamaha, +0,350
- Aleix Espargaró, Aprilia, +0,351
- Takaaki Nakagami, Honda, +0,405
- Pol Espargaró, Honda, +0,511
- Enea Bastianini, Ducati, +0,523
- Jorge Martin, Ducati, 1,067
- Marc Márquez, Honda, +1.312