Jorge Lorenzo conquistou hoje (12) a pole position para o Grande Prêmio de Valência de MotoGP. O espanhol dominou completamente a fase decisiva da classificação marcando o tempo de 1min29s401, novo recorde do circuito. Marc Márquez e Valentino Rossi completam a primeira fila.
As atividades no circuito Ricardo Tormo começaram com o último treino livre (FP4) dominado desde o princípio por Lorenzo. Contudo, quando restavam cinco minutos para o término, Márquez conseguiu superá-lo com 1min30s906. Curiosamente o piloto da Honda caiu na curva 6 logo em seguida, mas ninguém conseguiu superar o seu tempo.
Lorenzo ficou em segundo com Maverick Viñales em terceiro, apenas 90 milésimos atrás do líder. Ainda buscando o melhor acerto para a corrida, Rossi conseguiu apenas o quinto melhor tempo, atrás ainda de Andrea Iannone, da Ducati. O último treino livre ainda ficou marcado pelas quedas de Dani Pedrosa (10º) e Danilo Petrucci (15º).
Q1 – Kallio e KTM surpreendem
A primeira parte da classificação (Q1) contou com a presença de Cal Crutchlow, que foi mal nos treinos livres e não conseguiu passar direto para o Q2. O britânico, portanto, era o favorito para conquistar a primeira vaga. Mas, nos primeiros minutos, foi Hector Barberá e Petrucci quem começaram na frente.
Restavam apenas 4 minutos quando Crutchlow estabeleceu 1min30s544, pegando a ponta e garantindo sua passagem para o Q2. Com o tempo de 1min30s815, Petrucci conquistou a segunda vaga, deixando de fora Barberá e Redding. A surpresa final foi Mika Kallio. Fazendo a estreia da KTM na categoria principal, o finlandês garantiu a 20º posição, à frente d Esteve ‘Tito’ Rabat e Yonny Hernandez.
Q2 – Lorenzo reina absoluto
Correndo com muita disposição para vencer pela última vez pela Yamaha, Lorenzo começou a fase decisiva na frente, ao estabelecer 1min29s849, já quebrando o recorde da pista. Márquez vinha em segundo, a quase quatro décimos, depois de um pequeno desentendimento com Andrea Iannone, o terceiro e Rossi, o quarto.
Enquanto Crutchlow caia na curva 10, Lorenzo continuava velocíssimo e melhorava para 1min29s613 e depois para 1min29s401, mais do que suficiente para garantir a pole position. Márquez bem que tentou, mas não conseguiu superá-lo, ficando 0s340 atrás. Rossi se esforçou ao máximo para acompanhá-los e nos últimos minutos pulou de sexto para terceiro, arrecadando um lugar na primeira fila.
Viñales ficou em quarto, Andrea Dovizioso em quinto e Pol Espargaró em sexto. O espanhol da satélite Yamaha Tech3 surpreendeu e ficou a frente de Iannone, Pedrosa, seu irmão Aleix Espargaró e Bradley Smith, que fechou os dez primeiros. Confira aqui o grid de largada completo.