Marc Márquez conquistou hoje (8) a pole position para o Grande Prêmio da Argentina de MotoGP, no circuito Termas de Rio Hondo. O espanhol foi o mais veloz no Q2, quando marcou o tempo de 1min47s512, colocando sete centésimos sobre o surpreendente Karel Abraham. Valentino Rossi irá largar em sétimo e Jorge Lorenzo em 16º.
A chuva que começou na Moto3 adentrou o TL4 da MotoGP deixando a pista escorregadia. Por isso, os pilotos foram com cuidado nas primeiras voltas. Cal Crutchlow vinha em primeiro, mas foi superado por Andrea Dovizioso. Contudo foi Márquez quem encerrou na frente ao marcar 1min50s042. Maverick Viñales ficou em oitavo, Rossi em 13º e Lorenzo em 16º.
Q1: Rossi surpreende, Lorenzo decepciona
Devido ao mau desempenho apresentado nos treinos livres, o Q1 contou com a ilustre presença de Valentino Rossi, Dani Pedrosa, Johann Zarco, Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso. Para piorar, a garoa permanecia, mantendo a pista escorregadia e perigosa.
Lorenzo, Jack Miller, Zarco chegaram a liderar na primeira parte, mas quem estava na frente nos últimos segundos era Dovizioso. Mas, quando o cronômetro já estava zerado, Rossi surgiu do nada arrecadando a primeira posição com 1min49s421.
Parecia que a primeira posição iria ficar com o Doutor, mas Pedrosa foi ainda mais surpreendente e tomou-lhe a ponta, com o tempo de 1min49s235. Os dois, portanto, foram os promovidos ao Q2. Dovizioso irá largar apenas em 13º e Lorenzo em 16º.
Q2: Márquez não dá chances aos demais
A chuva havia parado nos últimos 15 minutos do Q2, mas a pista continuava úmida. Por isso a maioria dos pilotos optou por correr com pneus lisos, mas médios. A liderança foi ocupada primeiramente por Pedrosa, seguido de Loris Baz e Márquez, que estabeleceu o tempo de 1min48s571.
Com pouco mais de cinco minutos para o término, o campeão mundial vinha na frente, com Viñales em quarto, Pedrosa em sexto e Rossi apenas em oitavo. Márquez, no entanto, ainda tinha sobra para mais, e marcou 1min47s512, tempo que seria o suficiente da pole position.
A grande surpresa, no entanto, surpresa era o desempenho de Karel Abraham que, com uma excelente volta garantiu a segunda posição. Essa é a primeira vez que o piloto checo irá largar na primeira fila. Crutchlow surgiu muito forte e assegurou o terceiro posto.
Danilo Petrucci também foi bem garantindo a quarta posição, à frente de Pedrosa e Viñales, que apesar de ter liderado com folga os treinos livres irá largar apenas em sexto. Na última volta, Rossi conseguiu salvar uma sétima posição deixando Aleix Espargaró em oitavo, Loris Baz em nono e Álvaro Bautista fechando os dez primeiros. Confira o grid completo aqui.
Essa foi a 66º pole position de Márquez no Campeonato Mundial, que o coloca como o maior recordista, à frente de Jorge Lorenzo (65 e Valentino Rossi (64). A largada para o Grande Prêmio da Argentina de MotoGP acontece amanhã (9) a partir das 16h00 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pelo Sportv2.