A Aprilia apresentou hoje (21) a sua equipe para a temporada 2020 de MotoGP. Com uma motocicleta inteiramente revista, a marca italiana espera finalmente brigar pelas primeiras posições na Categoria Rainha.
A apresentação aconteceu no circuito internacional de Losail, onde começa amanhã uma nova rodada de testes coletivos pré-temporada. Embora a pintura seja parecida com a do ano passado, a RS-GP foi uma das motos que mais mudou para 2020.
A mudança principal é um novo motor V4 com angulação mais aberta, a 90º. Até o ano passado, a RS-GP utilizava 75º, a mesma inclinação adotada pelas Aprilia RSV4 de produção. Espera-se que a alteração deixe a motocicleta mais ágil.
Chassi e o braço oscilante de carbono também são totalmente novos, assim como a parte aerodinâmica, que se destaca por uma protuberante asa dianteira inteiriça. As demais equipes preferiram continuar utilizando duas peças, uma de cada lado da carenagem.
“Foi definitivamente um começo muito positivo”, disse Aleix Espargaró, sobre os primeiros testes em Sepang. “A moto de 2020 é totalmente nova, uma grande revolução. Desde a primeira volta senti que a moto tinha muito mais potencial porque, com a de 2019, sentia que estava no limite, não podia ir mais rápido, mas com esta moto imediatamente me senti melhor, mais competitivo”.
Quem também deu as caras em Losail foi Andrea Iannone. O italiano segue confirmado para competir normalmente durante a temporada, embora ainda esteja com sua licença de pilotagem suspensa em decorrência do exame antidoping positivo e do subsequente julgamento que ainda está em análise.
“Estou orgulhoso de todo o trabalho realizado pela Aprilia e pela fábrica. Quando conversei com Espargaró e Smith, eles me disseram que a motocicleta é muito boa, que melhorou muito, estou feliz pelo trabalho deles“, limitou-se a dizer, já que não experimentou a moto. “Quero e espero poder testá-la em breve. Tenho confiança”.
Nos testes coletivos de Sepang, Espargaró colocou a nova RS-GP na nona posição, com o tempo de 1min58s694, cerca de 0s3 atrás do líder, Fábio Quartararo (Petronas Yamaha). Os testes de Losail começam amanhã (21) às 07h00 (horário de Brasília).