A Yamaha apresentou hoje (6), em Sepang, na Malásia, a sua equipe para a temporada 2020 de MotoGP. Os pilotos titulares, Valentino Rossi e Maverick Viñales posaram para fotos ao lado de Jorge Lorenzo, que será piloto de testes da marca.
Exatamente às 17h00 do horário local (06h00 de Brasília), os portões das garagens da Yamaha em Sepang foram abertos para revelar a nova YZR-M1 2020. Visualmente poucas mudanças foram feitas na motocicleta, que continua com o patrocínio principal da Monster Energy e consequentemente sua tonalidade escura.
Por baixo da carenagem, no entanto, a Yamaha tem trabalhado arduamente nos últimos meses para resolver os problemas de falta de potência e desgaste excessivo do pneu traseiro, que tanto aborreceram Rossi e Viñales nos últimos dois anos. Um dos novos trunfos da marca para melhorar a M1 é a chegada de Lorenzo. O espanhol recém-aposentado é reconhecido por suas observações precisas sobre a moto.
“Se você espiar abaixo da superfície, encontrará muitas mudanças que a Yamaha e a equipe fizeram para melhorar a moto, o desempenho de nossos pilotos e a eficiência total de trabalho de nossa equipe“, garantiu o chefe da equipe, Lin Jarvis. “Estamos empolgados por começar esta nova temporada e acreditamos que podemos conseguir grandes coisas este ano.“.
Entrando em sua 15º e última temporada com a equipe de fábrica da Yamaha, Valentino Rossi foi muito questionado sobre o que achava da decisão da marca em trocá-lo por Fábio Quartararo em 2021. O eneacampeão, no entanto, reiterou que precisa de mais tempo para decidir se para de correr ou continua ao final da temporada.
“Por alguma razão, os meses de inverno sempre parecem muito mais longos que os meses de verão durante a temporada de MotoGP! Enfim, estou feliz por estar na pista, começar a pilotar de novo e muito curioso para ver que passos podemos dar durante o Teste de Sepang“, comentou Rossi. “Com certeza, a Yamaha preparou algumas coisas novas para tentarmos, e de qualquer maneira as primeiras voltas do ano após as férias de inverno são sempre uma sensação única, algo que eu realmente gosto. Com certeza temos muito trabalho pela frente, mas a equipe e eu estamos prontos para isso“.
Nas duas últimas temporadas, Maverick Viñales foi o único piloto que conseguiu vencer com uma Yamaha. Razão pela qual o espanhol de 24 anos está sendo tratado, a partir de agora, como piloto principal da equipe de fábrica.
“No final da temporada passada, estávamos em boa forma, então estou realmente empolgado para começar a trabalhar novamente em nosso objetivo de conquistar o título e o maior número de vitórias possível“, comentou Viñales. “A última vez que pilotei aqui na Malásia vencemos”, relembrou. “Precisamos trabalhar duro e nos concentrar no nosso objetivo desde o início, então é exatamente isso que faremos!“
Assim como a Suzuki, a Yamaha optou por realizar uma breve apresentação da equipe já posicionada para os primeiros testes pré-temporada de 2020, que começam na madrugada de quinta para sexta-feira (7) no circuito de Sepang. A primeira corrida é em 8 de março no Catar.