A Suzuki apresentou hoje (6) a sua equipe para competir na temporada 2021 de MotoGP. Os campeões ganharam o reforço financeiro da Monster Energy, mas perderam o seu principal líder, Davide Brivio.
Presente desde o retorno da Suzuki à MotoGP em 2015, Brivio é o apontado como o grande responsável por tornar a equipe organizada e competitiva. Mas, o italiano aceitou assumir um novo desafio na Fórmula 1 e seu lugar será ocupado por Shinichi Sahara, o Líder de Projeto da GSX-RR.
“Com certeza estamos enfrentando uma nova era na nossa equipe, com a nova organização que tivemos que colocar em prática: assim estarei mais presente nas corridas, e serei apoiado por todos os membros da equipe em suas respectivas responsabilidades“, comentou Sahara. “Desenvolvemos uma equipe madura e sólida, por isso estou totalmente confiante de que, juntos, encontraremos a melhor maneira de sermos eficientes e eficazes.“
Campeão do mundo após ter vencido apenas uma corrida em 2020, Joan Mir dispensou a utilização do número 1 em 2021. O espanhol vai seguir com o seu habitual #36, que utiliza desde a Moto3, e disse que, apesar do título, não se considera um favorito.
“Esta nova temporada parece que será emocionante, com muitos candidatos rápidos. Apesar de ter vencido no ano passado, não me considero o ‘favorito’ para esta temporada, pois acredito que ainda há muito trabalho a fazer e grandes resultados a alcançar“, disse Mir. “Mesmo assim, entro em 2021 como ‘o homem a ser derrotado’ e, com certeza, há alguma pressão em torno disso. Honestamente, eu não me importo – eu vejo isso como uma coisa positiva porque a pressão sempre me deu um empurrão extra em vez de me segurar.“
Seu companheiro de equipe também permanece o mesmo: Alex Rins, que venceu duas corridas em 2020, mas não foi tão regular. O espanhol encerrou o ano em terceiro lugar no campeonato e quer ser mais consistente em 2021.
“Durante todo o inverno, estive ansioso para voltar aos trilhos! Tenho treinado muito, especialmente com a minha moto de rua, mas nada bate a minha GSX-RR“, disse Rins. “Acho que este ano pode ser excelente para nós, temos uma equipe forte e uma moto forte. Estamos mais motivados do que nunca e sabemos que nossa moto é capaz de vencer, então estamos prontos para lutar. O calendário está bastante cheio, apesar de tudo, e há muitos pilotos rápidos, então construir uma campanha consistente será a chave de sempre.“
Após muita expectativa, a GSX-RR mudou pouco visualmente para 2021. O layout básico permanece o mesmo de 2020, com a adesão do preto da Monster Energy na parte inferior e no para-lama dianteiro. Devido à pandemia, o desenvolvimento das motos foi parcialmente congelado e os testes só começam hoje no circuito de Losail, no Catar.