Os organizadores da MotoGP anunciaram hoje (27) o calendário do Campeonato Mundial para 2024. Pela primeira vez na história serão 22 etapas, tendo como novidade o GP do Cazaquistão e a volta do GP de Aragão.
Eles já haviam tentado realizar 21 Grandes Prêmios nos calendários de 2022 e 2023, mas o GP da Finlândia e o GP do Cazaquistão haviam sido cancelados. Para 2024, este último está de volta, embora o circuito de Sokol ainda não tenha sido homologado e o contrato definido.
O CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, entretanto, visitou o Circuito Sokol e certificou-se de que todos os requisitos de homologação do Oficial de Segurança da FIM, Tomé Alonso, foram cumpridos e que todas as medidas necessárias foram tomadas.
Já o GP de Aragão, que não será realizado esse ano por causa das eleições regionais (e os políticos não quiseram assinar contrato antes da sua reeleição), está de volta em 2024 no circuito Motorland, na região nordeste da Espanha, que volta a ter quatro etapas.
Outro retorno é o do GP do Catar na abertura do campeonato, em 10 de março. Esse ano, a prova foi movida para novembro, para dar tempo aos organizadores de realizarem as reformas necessárias para a Fórmula 1, que também pretende correr lá. A pista de Losail já está pronta.
No que concerne aos brasileiros, a etapa mais interessante continua a ser o GP da Argentina, no circuito Termas de Rio Hondo. Em 2024, a corrida acontece em 7 de abril, na primeira de apenas duas passagens pelas Américas, com o GP dos EUA acontecendo uma semana depois.
O calendário ainda é provisório e sujeito a mudanças. Por exemplo, o GP de Portugal, previsto para 24 de março, ainda depende de novo contrato, assim como a Índia. O primeiro GP, realizado na semana passada, foi gerou sentimentos mistos e melhorias precisarão ser feitas.
MotoGP: Calendário Provisório 2024
10 de março: GP do Catar (Losail)*
24 de março: GP de Portugal (Portimão)***
7 de abril: GP da Argentina (Termas de Rio Hondo)
14 de abril: GP dos EUA (COTA)
28 de abril: GP da Espanha (Jerez)
12 de maio: GP da França (Le Mans)
26 de maio: GP da Catalunha (Barcelona)
2 de junho: GP da Itália (Mugello)
16 de junho: GP do Cazaquistão (Sokol)**
30 de junho: GP da Holanda (Assen)
7 de julho: GP da Alemanha (Sachsenring)
4 de agosto: GP da Inglaterra (Silverstone)
18 de agosto: GP da Áustria (Red Bull Ring)
1 de setembro: GP de Aragão (Motorland)
8 de setembro: GP de San Marino (Misano)
22 de setembro: GP da Índia (Buddh)***
29 de setembro: GP da Indonésia (Mandalika)
6 de outubro: GP do Japão (Motegi)
20 de outubro: GP da Austrália (Motegi)
27 de outubro: Tailândia (Buriram)
3 de novembro: GP da Malásia (Sepang)
A ser definida: GP de Valência (Ricardo Tormo)
* = corrida noturna com holofotes
**= pista ainda não homologada, contrato não definido
***= dependente de novo contrato