Quem achava que a temporada 2021 de MotoGP não seria tão afetada pela Covid-19 vai ficar desapontado. Tudo sugere que teremos um calendário novamente concentrado na Europa e sujeito a mudanças de última hora.
De acordo com o diário alemão Speedweek, que entrou em contato com fontes confiáveis no paddock, já está quase certo que os GPs dos Estados Unidos e da Argentina não vão acontecer pelo segundo ano consecutivo.
Ambos os países ainda sofrem muito com a Covid-19, apesar de a vacinação já estar em marcha. E os dois estão com restrições de entrada para estrangeiros, o que deve permanecer nos próximos meses inviabilizando as etapas.
O mesmo acontece no leste asiático e Oceania. Embora países como Japão, Austrália e Malásia não estejam entre os com mais casos, as restrições fronteiriças são ainda mais rígidas, justamente para manter os números sob controle.
Foi o que aconteceu na Malásia, que decretou estado de emergência obrigando ao cancelamento dos primeiros testes coletivos da MotoGP que estavam escalados para fevereiro, quando os equipamentos das equipes já estavam a caminho do país.
A solução encontrada pela Dorna e pela IRTA (a associação das equipes de corrida) foi mover toda a pré-temporada para o Catar (147 mil casos e 248 óbitos), que concordou em abrir suas portas para a MotoGP em março.
Com exceção do Catar, já confirmado para os testes e para a primeira etapa do ano (que pode se transformar em duas), a grande maioria das outras corridas deve acontecer na Europa, como no ano passado, para facilitar a logística e diminuir os custos.
Para compensar as ausências, tudo indica que veremos a estreia dos circuitos KymiRing (Finlândia), Igora Drive (Rússia) e Mandalika (Indonésia), mas que ainda precisam de confirmação. Um novo calendário deve ser divulgado durante os testes em março.
Calendário provisório do MotoGP 2021 atual
28 de março: Catar
11 de abril: Argentina
18 de abril: EUA
02 de maio: Espanha (Jerez)
16 de maio. França
30 de maio: Itália
6 de junho: Catalunha
20 de junho: Alemanha
27 de junho: Holanda
11 de julho: Finlândia**
15 de agosto: Áustria
29 Agosto: Inglaterra
12 de setembro: Espanha (Aragão)
19 de setembro: San Marino
03 de outubro: Japão
10 de outubro: Tailândia
24 de outubro: Austrália
31 de outubro: Malásia
14 Novembro: Espanha (Valência)
Possível calendário de MotoGP 2021 (se Argentina e EUA forem cancelados)
28 de março: Catar 1*
04 de abril: Catar 2*
25 de abril: Portugal***
02 de maio: Espanha (Jerez)
16 de maio: França
30 de maio: Itália
6 de junho: Catalunha (Espanha)
20 de junho: Alemanha
27 de junho Holanda
11 de julho: Finlândia**
18 de julho: Rússia***
15 de agosto: Áustria
29 de agosto: Inglaterra
12 de setembro: Espanha (Aragão)
19 de setembro: San Marino
03 de outubro: Japão
10 de outubro: Tailândia
24 de outubro: Austrália
31 de outubro: Malásia
14 de novembro: Espanha (Valência)
* Corrida noturna
** Homologação da rota está pendente
*** Nenhum contrato assinado ainda