Max Biaggi pode voltar à MotoGP no próximo mês como piloto de testes da Aprilia. O ex-piloto de 48 anos ocuparia a vaga de Andrea Iannone com a missão de ajudar a marca de Noale no desenvolvimento da nova RS-GP.
Biaggi ainda é muito ligado à Aprilia, onde foi campeão em 2010 e 2012 no Mundial de Superbike. Atualmente, o italiano ocupa o cargo de embaixador da marca e nos últimos dias esteve na Malásia para a apresentação do modelo RSV4X no país.
Como não poderia deixar de ser, Biaggi pilotou a motocicleta no circuito de Sepang e revelou em suas redes sociais que a paixão pelo motociclismo continua intacta: “Como mudar a minha natureza? Moto é minha vida“, twittou em 5 de janeiro.
A Aprilia também parece ter gostado dos resultados e, de acordo com algumas publicações italianas como GPone e CorsediMoto, Biaggi é o favorito para substituir Andrea Iannone nos testes de Sepang, que acontecem entre 7 e 9 de fevereiro.
O próprio piloto, muito ativo nas redes sociais, publicou as manchetes sobre esse suposto retorno com a legenda: “Tentação maravilhosa! Estaremos pilotando a Aprilia de MotoGP? Estamos começando a sonhar?“, postou enigmático, mas inegavelmente interessado.
A possibilidade existe porque Andrea Iannone está suspenso pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) após um teste antidoping ter dado positivo em duas ocasiões. O italiano agora terá que recorrer aos tribunais para correr em 2020 e nos próximos anos.
O piloto de testes oficial da Aprilia na MotoGP é o britânico Bradley Smith, que permanece escalado para os testes de Sepang. Segundo a imprensa italiana, a equipe deve participar com Aleix Espargaró, Smith e Biaggi deixando o novato Lorenzo Salvadori na reserva.
A Aprilia precisa de toda a ajuda que puder no início da temporada 2020. Eles irão apresentar uma RS-GP completamente diferente, com um novo chassi e motor de angulação mais aberta, 90º ao invés dos 72º habituais em um esforço definitivo para ser competitiva na Categoria Rainha.
Essa também não seria a primeira vez que Biaggi ajudaria a Aprilia com sua experiência. Em 2015, três anos após aposentar-se, o romano voltou ao Mundial de Superbike em algumas etapas onde conquistou mais um pódio. Por outro lado, sofreu um gravíssimo acidente enquanto treinava de Supermotard há dois anos.