Marco Bezzechi venceu hoje (24) o Grande Prêmio da Índia de MotoGP no circuito de Buddh. O italiano dominou a corrida praticamente de ponta a ponta, enquanto Pecco Bagnaia caiu e permitiu que o campeonato fosse reaberto.
Bezzecchi (VR46), que conquistou a pole position, já havia mostrado grande ritmo na Sprint Race de ontem (23), quando foi quinto após uma corrida de recuperação. O italiano só perdeu a ponta na largada, quando Jorge Martin (Pramac) e Bagnaia (Ducati) passaram à frente.
Mas Bezzecchi não precisou nem de uma volta completa para retomar a ponta, à frente de Bagnaia e Martin. Mais atrás, vinham Marc Márquez (Honda), Fabio Quartararo (Yamaha) e Joan (Mir), pela primeira vez entre os primeiros nessa temporada.
Daí em diante, Bezzecchi desapareceu, abrindo vantagem volta após volta sobre os demais. Na quinta volta, Martin deu um “chega para lá” em Bagnaia e tomou-lhe a segunda posição. Na passagem seguinte, Márquez escorregou e caiu na Curva 1, mas conseguiu voltar em 16ª.
A corrida, então se estabeleceu com Bezzecchi longe na frente, Martin seguido de perto por Bagnaia e, mais atrás, Quartararo, Mir e Brad Binder (KTM) que se aproximava dos ponteiros. Lá atrás, Márquez não teve a moto afetada pela queda e iniciava uma bonita corrida de recuperação.
Na 13ª volta, Martin começou a oscilar de performance e Bagnaia colou novamente. O campeão do mundo, então, conseguiu retomar a segunda posição dando o mesmo “chega para lá” que havia levado do espanhol algumas voltas antes.
Mas Bagnaia não ficou nem uma volta à frente de Martin. Tentando abrir do adversário, vice-líder do campeonato, o italiano acabou caindo e ficando de fora, perdendo pontos importantíssimos. Enquanto isso, Márquez já vinha na décima posição.
A essa altura, Bezzecchi já tinha mais de 5 segundos de vantagem. A preocupação de Martin passou a ser apenas o seu macacão que abriu, o que é proibido pelo regulamento, mas o espanhol conseguiu fechá-lo novamente. Mais atrás, Mir errava e Binder assumia o quarto lugar.
O drama final aconteceu na última volta quando Martin, aparentemente à beira da exaustão, errou e perdeu o segundo lugar para Quartararo. Os dois fizeram as últimas curvas lado a lado até que o espanhol conseguiu retomar seu posto quando Bezzecchi já havia vencido, 8s6 à frente.
Quartararo ficou em terceiro, Binder em quarto e Mir em quinto, o seu melhor resultado nessa temporada. Johann Zarco (Pramac) ficou em sexto, Franco Morbidelli (Yamaha) em sétimo, Maverick Viñales (Aprilia) em oitavo, Márquez em nono e Raul Fernandez (RNF Aprilia) em 10ª.
Agora, apenas 13 pontos separam Bagnaia de Martin, com Bezzecchi não muito atrás, a 44 pontos de distância restando, ainda, sete etapas para o final do campeonato. A próxima etapa acontece no próximo domingo, o Grande Prêmio do Japão, em Motegi.
GP da Índia – Classificação Final
- Marco Bezzecchi, Ducati, 21 voltas em 36min59s157
- Jorge Martin, Ducati, + 8,649 seg
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 8,855
- Brad Binder, KTM, + 12,643
- Joan Mir, Honda, + 13,214
- Johann Zarco, Ducati, + 14,673
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 16,946
- Maverick Viñales, Aprilia, + 17,191
- Marc Márquez, Honda, + 19,118
- Raúl Fernández, Aprilia, + 26,504
- Taka Nakagami, Honda, + 28,521
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 29,088
- Pol Espargaró, KTM, + 29,728
- Jack Miller, KTM, + 31,324
- Stefan Bradl, Honda, + 35,782
- Michele Pirro, Ducati, + 49,242