Marco Bezzecchi garantiu hoje (16) a pole position para o Grande Prêmio da Áustria de MotoGP. O italiano da Aprilia superou Alex Márquez e Pecco Bagnaia, enquanto que Marc Márquez caiu e vai largar apenas em quarto.
Depois de liderar com facilidade os treinos de sexta e na manhã de sábado, Márquez (Ducati) era o franco favorito para mais uma pole position. Bagnaia, no entanto, sempre esteve próximo do companheiro de equipe mostrando que estará no páreo em Spielberg.
Bezzecchi (Aprilia), por outro lado, não conseguiu uma vaga direta para o Q2 e precisou passar pela repescagem (Q1). O italiano cumpriu a meta, assim como Brad Binder (KTM), deixando para trás o campeão Jorge Martin (Aprilia) e Fabio Quartararo (Yamaha).
Quando o Q2 começou, Johann Zarco (Honda) saiu voando na curva 4 e foi parar na caixa de brita. Após cinco minutos, Márquez estabeleceu um novo melhor tempo de 1min28s220 com seu irmão, Alex Márquez, pouco menos de três décimos de segundo atrás.
Um minuto depois, Pedro Acosta subiu (KTM) para a quarta posição. Mas o jovem espanhol precisou empurrar sua moto de volta para os boxes, sem combustível, o que vai lhe custar uma punição na corrida. Enquanto isso Bezzecchi vinha na quinta posição.
Na metade da sessão de 15 minutos, os pilotos retornaram aos boxes para colocar os melhores pneus para o ataque final. Depois disso, as coisas aconteceram em rápida sucessão: Bezzecchi assumiu a liderança com 1min28s060 deixando Alex, Bagnaia e Marc para trás.
Então veio o drama para o oito vezes campeão mundial: ele escorregou na zebra na chicane e foi parar na brita. Ele endireitou sua Ducati GP25 e continuou, mas não dava mais tempo. Raul Fernandez (Aprilia) também caiu na Curva 3.
Ninguém conseguiu superar o tempo de Bezzecchi, que garantiu sua quinta pole position na MotoGP. Alex Márquez e Pecco Bagnaia completaram a primeira fila. Márquez abre a segunda fila, ao lado de Enea Bastianini e Fermín Aldeguer (Ducati).
GP da Áustria – Grid de Largada
1.Marco Bezzecchi (ITA), Aprilia, 1: 28.060 min
2.Alex Marquez (ESP), Ducati, +0,016 seg
3.Francesco Bagnaia (ITA), Ducati, +0,142
4.Marc Marquez (ESP), Ducati, +0,160
5.Enea Bastianini (ITA), KTM, +0,176
6.Fermin Aldeguer (ESP), Ducati, +0,242
7.Pedro Acosta (ESP), KTM, +0,356
8.Franco Morbidelli (ITA), Ducati, +0,379
5.Raul Fernández (ESP), Aprilia, +0,488
10.Joan Mir (ESP), Honda, +0,611
11.Brad Binder (ZA), KTM, +0,701
12.Johann Zarco (FRA), Honda, +0,727
13.Luca Marini (ITA), Honda
14.Jorge Martin (ESP), Aprilia
15.Fabio Di Giannantonio (ITA), Ducati
16.Fabio Quartararo (FRA), Yamaha
17.Alex Rins (ESP), Yamaha
18.Miguel Oliveira (POR), Yamaha
19.Ai Ogura (JAP), Aprilia
20.Jack Miller (AUS), Yamaha
21.Maverick Viñales (ESP), KTM