Enea Bastianini (Gresini) venceu hoje (15) o Grande Prêmio da França de MotoGP no circuito de Le Mans. O italiano fez uma ultrapassagem decisiva sobre Pecco Bagnaia (Ducati) a sete voltas do final, que acabou caindo tentando recuperar. Jack Miller (Ducati) completou o pódio.
Na largada, a Ducati com seu holeshot bem ajustado disparou na ponta, mas com Miller em primeiro. Bastianini veio para segundo deixando o pole position Bagnaia em terceiro. Fabio Quartararo (Yamaha), que havia largado em quarto, despencou para oitavo à frente de Marc Márquez (Honda).
Animado com a vitória na Espanha, Bagnaia logo superou Bastianini e Miller para se estabelecer na ponta. O italiano chegou a abrir uma boa vantagem e parecia que ia vencer mais uma, mas aos poucos a Ducati GP22 foi perdendo desempenho em relação à GP21 utilizada por Bastianini.
Mesmo assim, a liderança no GP da França foi dividida em dois blocos: Bagnaia, Miller e Bastianini bem à frente de Joan Mir (Suzuki), Aleix Espargaró (Aprilia) e Quartararo. Márquez definitivamente não conseguia acompanhar o ritmo e ficava para trás pressionado por Johann Zarco (Pramac).
Restando 16 voltas, Bastianini consegue ultrapassar Miller. Três voltas mais tarde, Joan Mir caiu quando tentava se aproximar dos primeiros e juntou-se a seu companheiro de equipe, Alex Rins que já havia se acidentado na terceira volta. O mesmo destino teve Jorge Martin (Pramac), Remy Gardner, Raul Fernandez (Tech3) e Miguel Oliveira (KTM).
Restando sete voltas, Bastianini chegou a tomar a ponta, mas Bagnaia deu o troco. O italiano, no entanto, errou o ponto algumas curvas depois e cedeu a ponta definitivamente ao piloto da Gresini. Tentando se recuperar, Pecco acabou caindo no fechamento da volta e teve que abandonar a corrida.
Daí em diante, Bastianini só precisou administrar a liderança até o final, o que foi feito com maestria, sem nenhum erro. Miller conseguiu sustentar a segunda posição, assim como Aleix Espargaró, apesar da forte pressão de Quartararo em quarto. Zarco conseguiu passar Márquez e ficou em quinto.
Em uma corrida apagada, Márquez foi apenas o sexto, com Takaaki Nakagami (LCR) em sétimo, Brad Binder (KTM) em oitavo, Luca Marini (VR46) em nono e Maverick Viñales (Aprilia) fechando os dez primeiros. Pol Espargaró (Honda) cruzou a linha de chegada em 11º a mais de 20 segundos do líder.
Com a quarta posição, Quartararo manteve a liderança do campeonato com 102 pontos. O francês, entretanto está apenas quarto pontos a frente do regular Aleix Espargaró e oito de Bastianini, o único com três vitórias na temporada. A próxima etapa é o GP da Itália em Mugello em 29 de maio.
GP da França – Resultado final
- Enea Bastianini, Ducati, 27 voltas
- Jack Miller, Ducati, + 2,718 seg
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 4,182
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 4,288
- Johann Zarco, Ducati, + 11,139
- Marc Márquez, Honda, + 15,155
- Takaaki Nakagami, Honda, + 16,680
- Brad Binder, KTM, + 18,459
- Luca Marini, Ducati, + 20,541
- Maverick Viñales, Aprilia, + 21,486
- Pol Espargaró, Honda, + 22,707
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 23,408
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 26,432
- Alex Márquez, Honda, + 28,710
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 29,433
- Andrea Dovizioso, Yamaha, + 38,149
- Darryn Binder, Yamaha, + 59,748