Enea Bastianini (Gresini Racing) venceu hoje (10) o GP dos Estados Unidos de MotoGP em Austin. O italiano chegou a sua segunda vitória na temporada com uma ultrapassagem decisiva sobre Jack Miller a quatro voltas do final. Marc Márquez fez corrida de recuperação e foi sexto.
Miller largou melhor e pulou na ponta, seguido do pole position Jorge Martin (Pramac), Bastianini, Pecco Bagnaia (Ducati) e Johann Zarco (Pramac). Enquanto isso Márquez (Honda), que havia largado em sétimo, teve problemas na partida e despencou nove posições chegando a ocupar o penúltimo lugar.
Enquanto Zarco, Quartararo (Yamaha) e Bagnaia perdiam rendimento, o oposto aconteceu com Alex Rins (Suzuki) que avançou até a quarta posição, trazendo ainda seu companheiro de equipe, Joan Mir. Lá atrás, Márquez também manteve a calma e em pouco tempo já estava novamente entre os dez primeiros.
Na segunda metade da corrida, foi a vez de Martin desacelerar o seu ritmo, permitindo a ultrapassagem de Bagnaia e de Rins. Mais atrás, Márquez e Quartararo passam Zarco e iniciam uma bela disputa pela sexta posição, com direito a muitas trocas de posição.
Miller parecia ter a corrida sob controle, mas nas últimas voltas começou a sofrer com a pressão de Bastianini. A ultrapassagem aconteceu a quatro voltas do final, com o australiano sem chance de apresentar um revide. Nas últimas curvas, Rins conseguiu fazer o mesmo empurrando o piloto oficial da Ducati para terceiro.
Assim, Bastianini venceu a sua segunda corrida de MotoGP, a 500º corrida sob administração da Dorna e, de quebra, reassumiu a liderança do campeonato. Joan Mir cruzou a linha de chegada em quarto, a frente de Bagnaia e Márquez, que venceu o seu duelo particular com Quartararo e ficou em sexto.
Depois de brigar pela ponta, Jorge Martin teve que se contentar com a oitava posição, a mais de 8 segundos de Bastianini, com Zarco em nono e Maverick Viñales (Aprilia) em décimo, após realizar uma série de ultrapassagens nas últimas voltas. A próxima etapa acontece em 24 de abril em Portugal.
GP dos EUA – Resultado Final
- Enea Bastianini (Gresini)
- Alex Rins (Suzuki), a 2s058
- Jack Miller (Ducati), a 2s312
- Joan Mir (Suzuki), a 3s975
- Pecco Bagnaia (Ducati), a 6s045
- Marc Márquez (Honda), a 6s617
- Fabio Quartararo (Yamaha), 6s760
- Jorge Martin (Pramac), a 8s441
- Johann Zarco (Pramac), a 12s375
- Maverick Viñales (Aprilia), a 12s642
- Aleix Espargaró (Aprilia), a 12s947
- Brad Binder (KTM), a 13s376
- Pol Espargaró (Honda), a 17s961
- Takaaki Nakagami (LCR), a 18s770
- Franco Morbidelli (Yamaha), a 29s129
- Andrea Dovizioso (RNF Yamaha), a 29s319
- Luca Marini (VR46), a 29s630
- Miguel Oliveira (KTM), a 32s002
- Raul Fernandez (Tech3), 37s062
- Remy Gardner (Tech3), a 42s442
- Fabio di Giannantonio (Gresini), a 42s887
- Darryn Binder, a 1min42s171
Não completaram
Alex Márquez (LCR)
Marco Bezzecchi (VR46)