Francesco Bagnaia venceu hoje (17) a Sprint Race do GP da Áustria de MotoGP, em Spielberg. O italiano ficou isolado na liderança depois que Jorge Martin teve que pagar uma volta longa e Marc Márquez caiu quando era segundo.
Bagnaia (Ducati) tomou a liderança do pole position Jorge Martin (Pramac Ducati) ainda na largada, mas o espanhol estava disposto a recuperar o comando a todo o custo e com isso acabou excedendo o limite da pista algumas vezes. Marc Márquez (Gresini Ducati) vinha em terceiro.
Os comissários não ficaram impassíveis e na volta 6 saiu a punição que foi paga duas voltas depois. Martin, no entanto, ainda conseguiu voltar à frente de Aleix Espargaró (Aprilia) que vinha em quarto lugar. Os demais competidores já estavam longe.
Bagnaia se solidificou na liderança com Márquez na segunda posição. O espanhol provavelmente apertou o ritmo para se aproximar do líder, que corria apenas 1 segundo a sua frente, mas acabou caindo na 10ª volta. Embora tenha conseguido voltar, o octacampeão rumou para os boxes e abandonou.
Dessa forma, Bagnaia pôde relaxar e apenas levou sua moto até a bandeirada de chegada, com confortáveis 4s6 de vantagem para Martin que conseguiu recuperar a segunda posição. Sólido, Aleix Espargaró completou o pódio.
Mais atrás, a briga pela quarta posição foi intensa entre Enea Bastianini (Ducati), Jack Miller (KTM) e Franco Morbidelli (Pramac Ducati), com direito a encontrões e tudo o mais. No fim, venceu o italiano da equipe oficial. Miller, por sua vez, realizou a sua melhor corrida no ano.
Brad Binder levou a outra KTM ao sétimo lugar, quase 11 segundos atrás do vencedor após apenas 14 voltas. Marco Bezzecchi (VR46 Ducati) ficou em oitavo, com Pol Espargaró (KTM), realizando uma surpreendente corrida WildCard, ficou em nono, a frente de um frustrado Pedro Acosta (KTM).
Além de Marc Márquez, seu irmão Alex Márquez também caiu logo nos primeiros metros da corrida, completando o dia ruim para a equipe Gresini Racing. Outros que não completaram a Sprint foram Stefan Bradl (Honda), Alex Rins (Yamaha) e Augusto Fernandez (KTM).
Com os resultados, Bastianini e Martin agora estão empatados na liderança do campeonato, ambos com 250 pontos. O italiano fica na frente por ter mais vitórias em corridas regulares. Em terceiro, com 198 pontos vem Enea Bastianini, que vai se distanciando de Márquez, o quarto.
GP da Áustria – Sprint Race
- Francesco Bagnaia (I), Ducati, 14 voltas em 20:59,768 min
- Jorge Martín (E), Ducati, +4,673 seg
- Aleix Espargaró (E), Aprilia, +7,584
- Enea Bastianini (I), Ducati, +9,685
- Jack Miller (AUS), KTM, +10,421
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +10,523
- Brad Binder (ZA), KTM, +10,941
- Marco Bezzecchi (I), Ducati, +11,932
- Pol Espargaro, (E), KTM, +15,101
- Pedro Acosta (E), KTM, +16,611
- Maverick Viñales (E), Aprilia, +16,759
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, +17,943
- Miguel Oliveira (P), Aprilia, +18,304
- Raúl Fernández (E), Aprilia, +19,185
- Johann Zarco (F), Honda, +21,330
- Takaaki Nakagami (J), Honda, +22,940
- Luca Marini (I), Honda, +25,830
- Lorenzo Savadori (I), Aprilia, +26,622
- Joan Mir (E), Honda, +27,458
- Alex Márquez (E), Ducati, +37,870