Francesco Bagnaia venceu hoje (29) o Grande Prêmio da Itália de MotoGP no circuito de Mugello. O italiano da Ducati deixou para trás diversos competidores, inclusive o líder do campeonato, Fabio Quartararo, que chegou em segundo. Aleix Espargaró completou o pódio.
Apesar de ter conseguido apenas a quinta posição no grid de largada, Bagnaia foi o mais rápido durante o WarmUp mostrando que tinha bom ritmo para a corrida. Na largada, o italiano até chegou a perder algumas posições, mas manteve a calma e se concentrou em recuperá-las, uma por uma.
Bagnaia deixou para trás o pole position, Fabio Di Giannantonio (Gresini), Fabio Quartararo (Yamaha), Aleix Espargaró (Aprilia), Luca Marini (VR46) e Marco Bezzecchi (VR46) para assumir a ponta a 15 voltas do final. Quartararo fez o mesmo e conseguiu se estabelecer em segundo, mesmo sem ter a moto mais veloz nas longas retas de Mugello.
Após um começo discreto, Aleix Espargaró e Johann Zarco (Pramac) também avançaram nas voltas finais deixando os dois pilotos da equipe VR46, Bezzecchi e Marini para trás. Enquanto isso, Marc Márquez (Repsol-Honda) vinha apenas em uma distante 12º posição.
O ritmo intenso no circuito de Mugello também fez a suas vítimas. O primeiro foi Pol Espargaró (Repsol-Honda) que caiu quando ocupava apenas posições intermediárias. O mesmo aconteceu logo em seguida com os dois pilotos da Suzuki, Joan Mir e Alex Rins. Por fim, Enea Bastianini (Gresini) foi ao chão quando brigava pela quarta posição.
Apesar das tentativas de Quartararo em se aproximar, Bagnaia cruzou a linha de chegada com confortáveis 0s6 segundos sobre o francês, com Aleix Espargaró em terceiro 1s9 atrás. Zarco foi o quarto, Bezzecchi o quinto e Marini o sexto, no melhor resultado da equipe VR46 em seu ano de estreia.
Brad Binder (KTM) foi o melhor piloto sem ter uma Ducati ou Yamaha em sétimo, com Takaaki Nakagami (LCR), a melhor Honda a 10 segundos do vencedor em oitavo. Miguel Oliviera (KTM) e Marc Márquez completaram os dez primeiros. Essa foi a última corrida do espanhol já com a quarta cirurgia no braço marcada para quarta (1º).
GP da Itália – Resultado Final
- Francesco Bagnaia, Ducati
- Fabio Quartararo, Yamaha, +0,635 seg
- Aleix Espargaró, Aprilia, +1,983
- Johann Zarco, Ducati, +2,590
- Marco Bezzecchi, Ducati, +3,067
- Luca Marini, Ducati, +3,875
- Brad Binder, KTM, +4,067
- Takaaki Nakagami, Honda, +10,944
- Miguel Oliveira, KTM, +11,256
- Marc Márquez, Honda, +11,800
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, +12,916
- Maverick Vinales, Aprilia, +12,917
- Jorge Martin, Ducati, +17,240
- Alex Márquez, Honda, +17,568
- Jack Miller, Ducati, +17,687
- Darryn Binder, Yamaha, +20,265
- Franco Morbidelli, Yamaha, +20,296
- Michele Pirro, Ducati, +21,305
- Remy Gardner, KTM, +30,548
- Andrea Dovizioso, Yamaha, +31,011
- Raul Fernandez, KTM, +42,723
- Lorenzo Savadori, Aprilia,
Não completaram
– Enea Bastianini, Ducati
– Alex Rins, Suzuki
– Joan Mir, Suzuki
– Pol Espargaró, Honda