Pecco Bagnaia venceu hoje (25) o Grande Prêmio da Holanda de MotoGP no circuito de Assen. O campeão mundial superou Marco Bezzecchi e Brad Binder para vencer pela quarta vez na temporada. Marc Márquez novamente decidiu não correr.
Assim como acontecera na Alemanha, Márquez (Repsol Honda) preferiu não correr alegando muitas dores no dedo fraturado e em uma costela trincada recém descoberta. Largando apenas de 17ª e com poucas chances, o espanhol preferiu se poupar para a próxima etapa.
Largando de quinto, Binder (KTM) novamente foi o mais veloz assumindo a ponta na primeira curva, a frente de Bagnaia (Ducati) e do pole position Bezzecchi (VR46). O sul-africano conseguiu sustentar a ponta por duas voltas até que o italiano assumiu o comando para não mais perdê-lo.
Mesmo assim, Binder permaneceu próximo e mesmo com uma moto claramente mais desequilibrada, mantinha-se próximo de Bagnaia e a frente de Bezzecchi. O piloto da VR46 teria que esperar até a 17ª volta até conseguir superar o piloto da KTM.
Bezzecchi, então, tentou partir para cima de Bagnaia, que rechaçou qualquer tentativa de aproximação. Binder ficou para Aleix Espargaró (Aprilia), que vinha em quarto e Jorge Martin, que se recuperara da má posição de largada (10ª) e já era o quinto.
Enquanto isso, a corrida tinha vários acidentes. Jack Miller (KTM) foi o primeiro, na segunda volta. Fabio Quartararo (Yamaha) escapou na terceira volta levando junto Johann Zarco (Pramac). Maverick Viñales (Aprilia) parecia ter ritmo para brigar pela vitória, mas caiu na quarta volta quando já era o quinto.
Miguel Oliveira (RNF Aprilia) chegou a ocupar a sexta posição, mas depois perdeu posições e foi para os boxes, aparentemente com problemas na moto. Enea Bastianini (Ducati) caiu sozinho na curva 5 na sétima volta. O mesmo acontecendo com Iker Lecuona (Repsol Honda).
Lá na frente, Bagnaia tinha tudo sob controle para vencer com 1s2 de vantagem para Bezzecchi. Binder sustentou a terceira posição, mas a direção de corrida foi impiedosa e decidiu que Espargaró seria o terceiro colocado. Jorge Martin e Alex Márquez completaram os seis primeiros.
Bastante atrás, Luca Marini completou a prova em sétimo, a frente de Takaaki Nakagami (LCR-Honda), resultado quase heroico para os padrões atuais da marca. Franco Morbidelli (Yamaha) e Augusto Fernandez (GasGas) completaram os dez primeiros.
Com os resultados, Bagnaia abriu ainda mais na liderança do campeonato e vai para as férias de verão com 194 pontos, 35 pontos a mais que Jorge Martin, o segundo colocado. Apenas um ponto atrás vem Bezzecchi em terceiro. A próxima etapa é o GP da Inglaterra em 5 de agosto.
GP da Holanda – Classificação final
- Pecco Bagnaia, Ducati, 26 voltas
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 1,223 seg
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 1,925
- Brad Binder*, KTM, + 1,528
- Jorge Martin, Ducati, + 1,934
- Alex Márquez, Ducati, + 12,437
- Luca Marini, Ducati, + 14,174
- Takaaki Nakagami, Honda, + 14,616
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 29,335
- Augusto Fernández, KTM, + 33,763
- Lorenzo Savadori, Aprilia, + 35,084
- Raúl Fernández, Aprilia, + 39,622
- Stefan Bradl, Honda, + 42,504
- Jonas Folger, KTM, + 45,609
* Punido em uma posição por exceder os limites de pista