Pecco Bagnaia garantiu hoje (11) a pole position para o GP da Malásia de MotoGP, no circuito de Sepang. O campeão mundial e líder do campeonato desbancou o seu maior rival, Jorge Martin, que acabou caindo.
A fase decisiva da classificação começou com Luca Marini (VR46) na frente de Martin (Pramac), Alex Márquez (Gresini), Bagnaia (Ducati) e Fabio Quartararo (Yamaha). Mais atrás vinham Brad Binder (KTM), Maverick Viñales (Aprilia) e Marco Bezzecchi (VR46).
Em seguida, Martin assumiu a liderança com a marca de 1min57s549, tempo que já quebrava o recorde da pista estabelecido por ele próprio no ano passado. O espanhol, em briga pelo título, superava Marini, Alex Márquez e o líder do campeonato, Bagnaia.
Quando Marini caiu na segunda volta, Martin ainda estava em primeiro lugar, mas logo em seguida foi a vez do próprio cair na curva 4. Bagnaia, então, fez mais uma volta rápida e conquistou a pole position com o incrível tempo de 1min57s491.
Enea Bastianini (Ducati) também acertou uma grande volta e pulou para terceiro, apenas 0,099 segundos atrás de Bagnaia. É a melhor posição de largada do italiano no ano. Alex Márquez também conseguiu desbancar Marini para ficar em quarto.
Marini ficou em quinto e Bezzecchi, discreto, em sexto. Binder novamente foi o melhor piloto da KTM em sétimo, a frente de Quartararo, Maverick Viñales (Aprilia) e Jack Miller (KTM). Marc Márquez nem conseguiu passar do Q1 e vai largar em 20ª.
GP da Malásia – Grid de Largada
- Pecco Bagnaia, Ducati, 1:57,491 min
- Jorge Martin, Ducati + 0,058 seg
- Enea Bastianini, Ducati, + 0,099 seg
- Alex Márquez , Ducati, + 0,170
- Luca Marini, Ducati, + 0,296
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 0,314
- Brad Binder, KTM, + 0,501
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 0,589
- Maverick Viñales, Aprilia, + 0,762
- Jack Miller, KTM, + 0,977
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 1,720
- Johann Zarco, Ducati, + 4,357
- Aleix Espargaró, Aprilia
- Augusto Fernández, KTM
- Franco Morbidelli, Yamaha
- Joan Mir, Honda
- Pol Espargaró, KTM
- Raúl Fernández, Aprilia
- Miguel Oliveira, Aprilia
- Marc Márquez, Honda
- Takaaki Nakagami, Honda
- Alvaro Bautista, Ducati
- Iker Lecuona, Honda