Francesco Bagnaia venceu hoje (1º) o GP da Espanha de MotoGP, no circuito de Jerez. O italiano da Ducati liderou a corrida de ponta a ponta, apesar da forte pressão de Fabio Quartararo.
Espantando a má fase que o assolava desde o início do ano, Bagnaia mostrou bom ritmo desde os treinos livres até a sessão classificatória, onde garantiu a pole position. Na largada, o italiano conseguiu segurar a ponta seguido de Quartararo e Jack Miller (Ducati), que deixou Aleix Espargaró (Aprilia) para trás.
Bagnaia, no entanto, nunca conseguiu abrir uma distância muito tranquila. Quartararo sempre vinha próximo. Os dois passaram a abrir uma grande vantagem para Miller em terceiro que, por sua vez, segurava Marc Márquez (Honda), Aleix Espargaró e Joan Mir (Suzuki). Enquanto isso, o ritmo intenso derrubava Jorge Martin (Pramac), Darryn Binder (RNF Yamaha), Stefan Bradl (Honda) e Johann Zarco (Pramac).
Apesar da pressão, aos poucos Bagnaia foi se estabilizando na ponta. As atenções voltaram-se para Miller em terceiro, que tinha grandes dificuldades para segurar Márquez e Espargaró. Restando cinco voltas para o final, o octacampeão finalmente conseguiu uma ultrapassagem que não duraria muito tempo.
No final da volta, na frenagem para a Curva Ducados, Márquez escorrega de frente e quase cai. Segundos antes, Espargaró também passava Miller e com o erro do piloto da Honda pulou para terceiro. Márquez, por sua vez, recuou de terceiro para quinto tendo ainda Joan Mir em sua cola.
Na última volta, Quartararo fez de tudo para se aproximar, mas não conseguiu evitar a vitória de Bagnaia, que cruzou a linha de chegada apenas 0s3 à sua frente. Espargaró conseguiu abrir e cruzou a linha em terceiro, bem à frente de Márquez, que passou Miller nas curvas finais.
Miller concluiu a prova em quinto, com Joan Mir próximo em sexto. Mais atrás, Takaaki Nakagami (LCR) colocou a segunda Honda em sétimo, à frente de Enea Bastianini (Gresini), Marco Bezzecchi (VR46) em seu melhor fim de semana na MotoGP e Brad Binder (KTM), que fechou os dez primeiros.
Com a segunda posição, Quartararo assumiu a liderança do campeonato pela primeira vez em 2022 com 89 pontos, uma ótima posição para a próxima etapa, que é justamente o GP da França em 15 de maio. Aleix Espargaró é o segundo com 82 e Enea Bastianini o terceiro com 69.
GP da Espanha – Resultado Final
- Francesco Bagnaia (I), Ducati
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, +0,285 seg
- Aleix Espargaró (E), Aprilia, +10,977
- Marc Márquez (E), Honda, +12,676
- Jack Miller (AUS), Ducati, +12,957
- Joan Mir (E), Suzuki, +13,934
- Takaaki Nakagami (J), Honda, +14,929
- Enea Bastianini (I), Ducati, +18,436
- Marco Bezzecchi (I), Ducati, +18,830
- Brad Binder (ZA), KTM, +20,056
- Pol Espargaró (E), Honda, +20,856
- Miguel Oliveira (P), KTM, +23,131
- Alex Márquez (E), Honda, +25,306
- Maverick Vinales (E), Aprilia, +27,358
- Franco Morbidelli (I), Yamaha, +27,519
- Luca Marini (I), Ducati, +29,278
- Andrea Dovizioso (I), Yamaha, +35,204
- Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +35,361
- Alex Rins (E), Suzuki, +38,922
- Remy Gardner (AUS), KTM, +43,378
- Lorenzo Savadori (I), Aprilia, +44,299
- Jorge Martin (E), Ducati, +1:07,681 min
Não completaram
Stefan Bradl (D), Honda
Johann Zarco (F), Ducati
Darryn Binder (ZA), Yamaha