Pecco Bagnaia (Ducati) venceu o GP da Inglaterra de MotoGP no circuito de Silverstone contendo uma aproximação de Maverick Viñales (Aprilia) nas voltas finais. Fabio Quartararo (Yamaha) é apenas oitavo.
Na largada, o pole position, Johann Zarco (Pramac) manteve a ponta e liderou a corrida por cerca de cinco voltas, antes de cair sozinho novamente e manter sua sina de não conseguir conquistar a primeira vitória na MotoGP, algo que persegue desde sua estreia em 2017. O francês bem que tentou continuar, mas acabou abandonando a prova.
Quartararo (Yamaha) fez uma ótima largada pulando de quarto para segundo e vinha acompanhando Zarco na primeira posição. O francês, no entanto, foi obrigado a pagar uma volta longa em decorrência do acidente que causou com Aleix Espargaró (Aprilia) no GP da Holanda e perdeu três posições no processo.
Com Zarco e Quartararo fora da jogada, a liderança ficou com Jack Miller (Ducati), mas por pouco tempo: Alex Rins (Suzuki), vencedor da corrida em 2019, vinha escalando o pelotão após largar apenas em décimo e assumiu a ponta da corrida na sétima volta. O espanhol, no entanto, estava com pneus médios, de menor duração.
Logo atrás dos dois, vinha Bagnaia, que aproveitou o momento de imprevisibilidade para atacar: primeiro ultrapassou o seu companheiro de equipe Miller. Depois, o italiano só esperou os pneus de Rins começarem a falhar para assumir a ponta com uma manobra segura na freada para a curva Stowe a nove voltas do final.
Enquanto isso, Quartararo, que também havia largado com pneus médios, não conseguia a acompanhar o ritmo e ficava para trás. O francês foi ultrapassado por Jorge Martin (Pramac) e Viñales (Aprilia), que exibia um grande ritmo. Mais atrás, Joan Mir (Suzuki) registrou a segunda e última queda da corrida a 6 voltas do final.
Rins não conseguiu manter a segunda posição e foi ultrapassado por Miller, Martin e Viñales nas últimas voltas. Quem também fazia uma grande corrida de recuperação era Enea Bastianini (Gresini), que ultrapassou Aleix Espargaró (Aprilia), Miguel Oliveira (KTM) e o próprio Quartararo para ficar em sexto.
Lá na frente, Viñales vinha tão bem que conseguiu passar Martin e Miller para ficar em segundo. O espanhol até tentou uma manobra sobre Bagnaia para vencer, mas o italiano manteve a calma, deu o troco, e cruzou a linha de chegada 0s4 à frente do adversário, com Miller apenas 0s2 atrás em terceiro.
Bastianini também vinha voando e passou Martin na última volta para ficar em quarto. Oliveira foi outro a avançar muito e ficou em sexto, com Rins apenas em sétimo, Quartararo em oitavo, Aleix Espargaró em uma discreta nona posição e Marco Bezzecchi (VR46) completando os dez primeiros.
Apesar de tudo, Quartararo somou pontos suficientes para manter a liderança do campeonato com 180 pontos e Aleix Espargaró a vice-liderança com 158. Graças ao seu acidente, Zarco perdeu a terceira posição para Bagnaia (131) e a quarta para Bastianini (118). A próxima etapa é na Áustria em 21 de agosto.
GP da Inglaterra – Resultado Final
- Pecco Bagnaia, Ducati em 40min10s2600
- Maverick Vinales, Aprilia, +0,426 seg
- Jack Miller, Ducati, +0,614
- Enea Bastianini, Ducati, +1,651
- Jorge Martin, Ducati, +1,750
- Miguel Oliveira, KTM, +2,727
- Alex Rins, Suzuki, +3,021
- Fabio Quartararo, Yamaha, +3,819
- Aleix Espargaro, Aprilia, +3,958
- Marco Bezzecchi, Ducati, 6,646
- Brad Binder, KTM, +7,730
- Luca Marini, Ducati, +13,439
- Takaaki Nakagami, Honda, +13,706
- Pol Espargaro, Honda, +13,906
- Franco Morbidelli, Yamaha , +16,359
- Andrea Dovizioso, Yamaha, +20,805
- Alex Marquez, Honda, +21,099
- Remy Gardner, KTM, +24,579
- Stefan Bradl, Honda, +28,773
- Darryn Binder, Yamaha, +33,653
- Raul Fernandez, KTM, +35,601
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, +36,460
Não completaram
– Joan Mir, Suzuki
– Johann Zarco, Ducati