O Grande Prêmio da Áustria, realizado em agosto no circuito Red Bull Ring foi eleito como o melhor de 2019. A corrida viu mais uma batalha sensacional entre Marc Márquez e Andrea Dovizioso até a linha de chegada.
Assim como já havia acontecido em 2017, os dois pilotos chegaram lado a lado na última curva última volta. No entanto, desta vez os papéis estavam invertidos, Dovizioso no ataque, Márquez na defesa. Mas o italiano conseguiu realizar a ultrapassagem que o espanhol apenas tentou sem sucesso, dois anos antes.
A eleição é realizada pela IRTA (International Racing Teams Association), a associação das equipes de corrida, depois ratificada pela Comissão dos Grandes Prêmios. Essa também é a segunda vez que o GP da Áustria é eleito como o melhor. A primeira havia sido em 2016, que também havia visto uma vitória da Ducati, com Andrea Iannone.
“Foi quase uma decisão unânime eleger Spielberg como o melhor GP do ano mais uma vez“, disse o presidente da IRTA, Hervé Poncharal. “O que todos disseram é que há tudo o que precisamos e queremos, e se em todos os lugares fosse como Spielberg, seria um sonho“.
“Me deixa orgulhoso que o MotoGP tenha retornado ao Red Bull Ring e criado algumas das corridas mais espetaculares dos últimos anos no local, incluindo definitivamente o incrível show desta temporada“, acrescentou o CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta. “Acho que todos nós já estamos ansiosos para voltar novamente no próximo ano“.
Com longas retas e curvas fechadas, o circuito Red Bull Ring tem se mostrado particularmente bom para a Ducati. Desde que voltou ao calendário em 2016, as motocicletas italianas venceram três das quatro corridas realizadas.