A FIM, IRTA e a Dorna anunciaram hoje (6) o cancelamento do GP da Austrália devido a complicações de viagem e restrições logísticas resultantes da pandemia. Seu lugar será ocupado por uma nova etapa em Portugal.
Os muitos fãs do veloz e desafiador circuito de Phillip Island estavam esperançosos de voltar àquele belo lugar em 2021, já que a corrida também não foi realizada em 2020. Mas os precavidos australianos não parecem querer dar chance ao azar, esperando mais 12 meses para realizar o evento com toda a segurança possível.
“Estamos terrivelmente desapontados que, pelo segundo ano consecutivo, os fãs de MotoGP não verão os melhores pilotos do mundo competindo no maravilhoso circuito de Phillip Island, incluindo o australiano Jack Miller na MotoGP, e Remy Gardner, que atualmente lidera o campeonato mundial de Moto2“, disse o promotor do evento Paul Little. “Também lamentamos pela nossa equipe, fornecedores e parceiros, bem como com a comunidade de Phillip Island e o turismo local, que depende do impulso econômico que vem com a realização do evento.”
Consequentemente, o calendário mudou novamente. O GP da Malásia foi antecipado em uma semana, para 24 de outubro – o fim de semana seguinte ao remarcado GP da Tailândia e que completa as três etapas naquele mês, a primeira acontecendo em Austin, nos Estados Unidos no dia 3.
Para compensar a ausência da Austrália, a MotoGP vai regressar à Portugal para uma segunda rodada no Autódromo Internacional do Algarve em 7 de novembro, apenas uma semana antes da etapa de encerramento da temporada, no circuito Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha.