Com Andrea Iannone oficialmente fora da MotoGP até 2024, a Aprilia precisa correr contra o tempo para encontrar um substituto a altura com a temporada já quase no fim e com todas as vagas praticamente preenchidas. Veja as opções.
Entre os pilotos experientes, a primeira opção lógica seria correr atrás de Andrea Dovizioso. O italiano chegou a negociar com a fábrica de Noale, mas aparentemente não se entusiasmou muito e anunciou essa semana que não pretende se comprometer com ninguém em 2021, optando mesmo pelo ano sabático.
A segunda opção, e talvez a mais forte de todas, é a contratação de Cal Crutchlow. O britânico de 35 anos recebeu o aviso prévio da LCR-Honda (que vai contar com Álex Márquez) ainda em meados de 2020 e desde então vem negociando com a Aprilia, mostrando interesse em desenvolver a RS-GP.
Uma nova opção que surgiu nos últimos dias é Esteve ‘Tito’ Rabat, que perdeu o seu lugar na Avintia para Luca Marini e Enea Bastianini em 2021. Da Moto2 também vem sendo cogitado o nome de Marco Bezzechi, companheiro de Marini na Sky VR46. Porém, o italiano tem um contrato já assinado para permanecer na equipe em 2021.
Caso nada disso dê certo, a Aprilia ainda tem uma solução caseira, a emancipação de seu piloto de testes, Lorenzo Savadori. O italiano de 27 anos competiu nos últimos anos no Mundial de Superbike, mas foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da nova RS-GP, ao lado de Aleix Espargaró e Bradley Smith, que não vai continuar em 2021.