A Aprilia segue tentando se sair bem na MotoGP e planeja grandes mudanças para a temporada 2020. Uma delas será no motor. O novo V4 deixará de lado a atual inclinação a 72º graus para adotar um ângulo mais aberto, a 90º.
Historicamente, a Aprilia utiliza motores em V com ângulo fechado para torná-los mais compactos. Nas RSV4 de série, a inclinação dos cilindros é de 60º e eles mantém um ângulo de 72º em seus motores de MotoGP desde 2016.
A marca de Noale, no entanto, é a menos expressiva das seis montadoras que participam do campeonato. Em 2019, os pilotos Andrea Iannone e Aleix Espargaró somaram juntos apenas 106 pontos. Para se ter uma ideia, Franco Morbidelli (Petronas Yamaha), décimo colocado no campeonato conquistou, sozinho, 115.
Portanto, mudanças radicais precisam ser feitas. A primeira aconteceu ainda em janeiro desse ano com a substituição do chefe de equipe Romano Albesiano por Massimo Rivola. O próximo passo é construir uma motocicleta inteiramente nova para 2020.
“Um ângulo de 90 graus é a solução perfeita, porque oferece a oportunidade de tornar ideal toda a área de admissão“, disse o engenheiro Jan Witteveen. “Em primeiro lugar, você pode fazer ótimos dutos de admissão; segundo, você pode obter uma caixa de ar com maior volume”, explicou o ex-técnico da Aprilia.
“Com um ângulo entre cilindros menor que 90 graus, você deve fazer concessões na área de admissão: a caixa de ar será menor e, portanto, terá uma menor eficiência de admissão. O fluxo também será menor“, continuou. “É por isso que sempre fui claro: 90º é a melhor solução. Dessa forma, você obterá um melhor enchimento dos cilindros“.
Motores com quatro cilindros em V estão vencendo a maioria das corridas na MotoGP atual. A arquitetura é utilizada por Honda, Ducati, KTM, além da própria Aprilia. Entre elas, apenas a primeira utiliza uma angulação mais fechada, a 65,5º, enquanto as demais apostam em 90º. Os testes pré-temporada recomeçam em fevereiro de 2020, em Sepang.